Prefeitura retirou 289 toneladas de lixo dos rios de Curitiba em 2018 | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Prefeitura retirou 289 toneladas de lixo dos rios de Curitiba em 2018

04/04/2018

Investimentos contra alagamentos chega a R$ 453 milhões

 

 

Geladeira, fogão, sofá, guarda-roupa, colchão, cadeira, bicicleta e carrinho de bebê.  São bens de consumo de uso diário que poderiam compor a mobília ou a lista de equipamentos de uma residência de qualquer família da cidade. Mas, descartados de forma inadequada depois de vencida a vida útil, os itens desta lista e outros de naturezas diversas dão peso e volume ao lixo que é retirado dos rios de Curitiba todos os dias, o que favorece as enchentes nas épocas de chuva.

“Guarda-roupa e colchão é corriqueiro a gente tirar dos rios. A população joga muita coisa. Vemos roupas de doação, sacolas de lixo. Em um trecho do Belém próximo de uma ocupação vi jogarem fraldas pela janela, direto no rio”, diz o chefe de serviço do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rafael Garcia.

De janeiro até o dia 13 março, as equipes de limpeza da Prefeitura retiraram dos rios de Curitiba 289 toneladas de lixo. Sim, foram precisamente 289.140 quilos de resíduos dos mais diversos tipos num trabalho feito de segunda a sábado por duas equipes da SMMA. Esse lixo todo foi retirado das bacias dos rios Belém, Barigui, Atuba e Passaúna.

Para se ter uma ideia do peso de tudo isso, um elefante africano adulto, animal mais pesado da terra, chega a 6,3 toneladas. Isso significa que todo lixo retirado dos nossos rios nesses três meses de 2018 equivale ao peso de quase 46 elefantes africanos.

Nessa linha de comparação pode-se dizer que o material descartado nos nossos rios nesse período tem mais peso do que uma baleia azul adulta, o maior mamífero do qual se tem registro, que chega a 200 toneladas.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest