Curitiba transforma áreas ociosas em “fazenda urbana“ | Notícias | Curitiba | Jornale

Curitiba transforma áreas ociosas em "fazenda urbana"

22/03/2018

Projeto foi ocupar o antigo pátio de manobra de trens

 

 

O Restaurante Popular do Capanema reativado embaixo do viaduto, em uma área que nos últimos anos acabou transformada pelo abandono e insegurança, faz parte de um conjunto maior de intervenções da Prefeitura na região. O Restaurante Popular pertence ao núcleo de segurança alimentar que tomará forma nos arredores da Rodoferroviária e do Mercado Municipal de Curitiba, na área de abrangência do Vale do Pinhão.

Para o lado oposto ao restaurante, no espaço sob a cabeceira do mesmo viaduto, a Prefeitura já está projetando um Armazém da Família. A unidade, além de oferecer produtos a preços até 30% mais baixos que os cobrados na rede privada de varejo, terá o diferencial da oferta de cursos de educação alimentar.

A costura desse “Polo de Alimentos” será feita pelo o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa (Cereau), a ser implantado na área ociosa do antigo pátio de manobras de trens pertencente ao Patrimônio da União a ser cedida ao município.

Num espaço de 9.860 m² o Centro de Referência irá reunir diversas técnicas de plantio sustentável de hortifrutigranjeiros (como cultivo protegido, plantio elevado e acqua/hidroponia), espaço para grandes culturas e hortas comunitárias. A estrutura prevê ainda o uso de energias renováveis, como a eólica e captação de água de chuva para a irrigação e também solar, além de composteira própria. O gerenciamento de todo o processo será da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento.

Integradas, estas iniciativas pela segurança alimentar fazem parte de uma gestão coletiva do território com ações de inclusão social, formando um ecossistema produtivo, de reaproveitamento de alimentos, formação de empregos e cuidado com o meio ambiente.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest