Publicidade irregular gera multa aos contratantes | Notícias | Curitiba | Jornale

Publicidade irregular gera multa aos contratantes

16/03/2018

Prefeitura não leva em conta o responsável pela instalação

 

 

A fiscalização da Prefeitura apreendeu sete banners de uma empresa colocados de forma irregular em postes e semáforos da cidade. O empresário foi multado em R$ 545,11 e notificado para que faça a retirada dos banners. O material teria sido colocado por uma empresa terceirizada contratada para divulgação dos produtos.

A diretora do departamento de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho, ressalta que é preciso estar atento às práticas das empresas que são contratadas para a divulgação. “As empresas que instalam material publicitário precisam conhecer o Código de Posturas da cidade”, afirma. “Caso contrário, os contratantes podem acabar tendo que arcar com os prejuízos.”

O Código de Posturas da cidade, lembra Jussara, existe para garantir a qualidade de vida dos cidadãos. “Há diversas formas de fazer a publicidade de forma regular e isso está previsto na lei”, explica ela.

A insistência na publicidade irregular pode levar a prejuízos ainda maiores. A empresa anunciante ou responsável pode ter o alvará de localização e funcionamento cassado, se constatada a prática da irregularidade de forma contumaz.

Em 2017, a Prefeitura de Curitiba apreendeu 15.537 itens de publicidade irregular. Também foram emitidos 1.355 notificações e multas para os responsáveis.

Os anúncios irregulares eram, em geral, placas, cavaletes, faixas e banners afixados em postes ou na área de passeio, o que é proibidos pela Lei nº 8.471/1994, que dispõe sobre a publicidade ao ar livre.

Em 2018, no primeiro bimestre, estas apreensões totalizam 3.420 itens, 33% a mais do que a média bimestral de 2017.

A publicidade, em imóveis edificados ou não, depende de licença expedida pela Secretaria Municipal do Urbanismo e pode ser colocada na fachada das edificações ou mesmo no recuo, desde que obedeça a legislação vigente.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest