Ginásio do Tarumã recebe o Centro de Memória do Esporte | Notícias | Curitiba | Jornale

Ginásio do Tarumã recebe o Centro de Memória do Esporte

14/03/2018

Espaço reúne documentos, fotos, objetos e registros de eventos

 

 

Medalhas, troféus, fotos, documentos, camisas de times e outros objetos de atletas e eventos esportivos integram o Centro de Memória do Esporte do Paraná, localizado no ginásio Professor Almir Nelson de Almeida, conhecido como Tarumã, em Curitiba. Instalado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, o novo espaço foi inaugurado nesta terça-feira (13.03).

O Centro reúne registros de eventos esportivos realizados no Estado desde a década de 1950. Alguns dos fatos documentados são momentos marcantes das 65 edições dos Jogos Escolares do Paraná, dos 60 anos de Jogos Abertos e dos 30 de Jogos da Juventude.

Na inauguração, foi assinado o termo de cooperação técnica que abrange o Centro de Memória em um espaço físico e o programa Pérgamun, que vai disponibilizar o museu virtual.

O secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, lembrou que a atual gestão do Governo do Estado atendeu uma das primeiras demandas que foi a recuperação e revitalização do Ginásio do Tarumã. “Na reinauguração surgiu a ideia de anexar ao ginásio um museu do esporte e nossa equipe tornou o projeto uma realidade”, disse ele, na solenidade. “O esporte tem a capacidade de reunir pessoas e hoje estamos todos aqui para olhar a história”, afirmou ele.

Para a coordenadora do Centro de Memória do Esporte, Adriana Porto, o espaço, além de resgatar a história do esporte paranaense, também promove a interação de diversos setores das áreas pública e privada. “O projeto saiu do zero e provou que, com boa vontade e parcerias estruturadas, tudo pode dar certo. Agradeço todos os nossos garimpeiros que resgataram cada medalha ou troféu”, disse ela.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest