Fundação Boticário destaca o trabalho das mulheres no campo | Notícias | Curitiba | Jornale

Fundação Boticário destaca o trabalho das mulheres no campo

14/03/2018

Duas histórias mostram que elas fazem a diferença

 

 

O ano de 2018 iniciou com homenagens para as mulheres. Além do tradicional 8 de março, data em que se comemora o Dia da Mulher, a ONU anunciou que esse será o ano daquelas que se dedicam e se envolvem com o meio ambiente e com o campo: a mulher rural. Para enfatizar ainda mais, em janeiro a ONU Mulheres também divulgou o tema para esta quinta-feira: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.

Cristina Pasca Palmer, secretária executiva da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, defende que igualdade de gênero e empoderamento feminino são elementos centrais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Engajar mulheres do campo é essencial. Está muito claro que é por meio delas que alcançaremos as mudanças necessárias em muitas frentes. O envolvimento das mulheres rurais é fundamental para alcançar metas para assegurar acesso, apropriação e controle equitativos sobre a terra e os recursos naturais, bem como dobrar a produtividade agrícola e os rendimentos dos pequenos produtores de alimentos”, afirma ela.

Nesse contexto, são muitas as mulheres com histórias para contar. No campo, elas têm tomado a direção das propriedades e qualificado os negócios familiares e associações. Segundo dados do Censo 2010, as mulheres rurais são responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao autoconsumo familiar e contribuem com 42,4% do rendimento familiar. É o caso de Rosa Lesnioski Fieszt. Agricultora desde a barriga - como ela descreve -, ela é produtora de orgânicos em sua propriedade e presidente da Associação Agroalves da Lapa, no Paraná.

A Associação é referência em comercialização de produtos orgânicos na região e composta, em sua maioria, por mulheres que também estão na linha de frente da produção orgânica. Segundo Rosa, a Associação existe há 17 anos, quando as reuniões ainda eram realizadas na sua propriedade. De lá pra cá as conquistas foram muitas, como a sede própria, a atual agroindústria (instalada no local) e diversos equipamentos para os agricultores associados. “A associação nasceu como uma forma de melhorar a comunidade local. Desde a criação, que começou com a realização de cursos para os associados, temos crescido de forma produtiva. Hoje, além dos cursos, contamos com a participação de outras mulheres para a produção de doces e panificados para venda, e seguimos indo atrás de melhoria e qualidade. Prova disso é a cozinha orgânica que pretendemos montar na sede, um projeto que está em desenvolvimento”, comemora.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

ALEP_MASCARAS-COVID-19_BANNER_motivo01_3
Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest