Novos biarticulados terão velocidade máxima programada | Notícias | Curitiba | Jornale

Novos biarticulados terão velocidade máxima programada

12/03/2018

Veículos começam a circular no próximo dia 28

 

 

A nova geração de biarticulados que começará a circular em 28 de março terá tecnologias inovadoras e alto grau de conectividade embarcada. Entre os recursos avançados, a restrição da velocidade dos ônibus por trecho permitirá o controle automatizado, diminuindo riscos de acidentes.

A tecnologia é inédita para ônibus na América Latina. Por meio de monitoramento remoto e geolocalização (GPS), os ônibus podem ser programados à distância pelo operador do sistema para limitação de velocidade em áreas determinadas ou em horários especiais e em regiões próximas a escolas, hospitais e outros pontos de muito movimento.

“Quando programada a velocidade máxima, o carro não ultrapassa o limite mesmo que o motorista pise no acelerador. O recurso aumenta a segurança em áreas próximas a hospitais, escolas, terminais e em locais com alto fluxo de pedestres”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A).

A restrição de velocidade poderá ser usada, por exemplo, na região da Praça do Japão, onde os novos ônibus circularão na nova linha ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão. Além da região da praça, a Urbs mapeará outros trechos e horários para programar as velocidades máximas da nova frota.

Os passageiros com destino final à Praça do Japão desembarcarão na estação-tubo Bento Viana. O ônibus contornará a praça vazio, com velocidade reduzida (máxima de 30 km/h) e fará o caminho de volta (os passageiros embarcarão na estação que fica também próxima à Bento Viana, sentido ao Santa Cândida).

Além da segurança, o controle automático de velocidade trará mais conforto aos passageiros. “Podemos programar a velocidade máxima antes das paradas nas estações, melhorando a segurança e o conforto do passageiro no momento da frenagem do ônibus”, explica Neto.

Outra tecnologia de segurança dos novos veículos é a suspensão e freio eletrônico e também o sistema dayligth (luz diurna), que melhora a visibilidade do veículo.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale