Pesquisadores vão acompanhar por mil dias gestantes e bebês | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Pesquisadores vão acompanhar por mil dias gestantes e bebês

09/03/2018

Estudo levanta dados para o programa Mãe Curitibana

 

 

A Secretaria Municipal da Saúde e a PUCPR vão acompanhar, por mil dias, a saúde de mães e bebês vinculados à Rede Mãe Curitibana Vale a Vida. O anúncio da parceria, nesta quinta-feira (8/3), marcou o aniversário de 19 anos do programa.

No Brasil, apenas 13 estudos fazem acompanhamento a longo prazo de um mesmo grupo de indivíduos. O levantamento de Curitiba será o segundo em que o grupo pesquisado envolve gestantes e bebês.

“Há 19 anos, Curitiba foi inovadora em achar uma solução para o que era um problema complexo, a peregrinação das gestantes em busca de um local para ter seu bebê. Hoje temos a alegria de ter a universidade interessada em olhar o que foi feito e o que ainda podemos fazer”, destacou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

Nos 19 anos da Rede Mãe Curitibana, a mortalidade infantil em Curitiba caiu pela metade - passou de 16,6 mortes a cada mil recém-nascidos, em 1998, para 8,3, no ano passado.

A coordenadora do estudo, Simone Tetu Moysés, professora de Saúde Coletiva da PUCPR, explica que os pesquisadores vão coletar informações de comportamento, saúde e hábitos de vidas de gestantes que fazem o pré-natal nos postos de saúde e que aceitarem ser acompanhadas até os bebês completarem 2 anos de idade.

Em troca as participantes vão receber serviços especializados multidisciplinares nas áreas de odontologia, farmácia, nutrição, fisioterapia, educação física e psicologia na Unidade Mãe Curitibana e nas clínicas especializadas da PUCPR.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest