A moderna tatuagens nos olhos e seus riscos para saúde | Notícias | Curitiba | Jornale

A moderna tatuagens nos olhos e seus riscos para saúde

05/02/2018

Um procedimento moderno de tatuagem nos olhos e seus riscos

As tatuagens nos olhos foram repentinamente colocadas no centro das atenções no início deste ano quando a modelo, Catt Gallinger, fez o procedimento de tatuagens nos olhos, e que algo deu errado, podendo deixá-la parcialmente cega. Imagens horríveis da modelo logo apareceram e revelaram que seu olho estava inchado e vazando tinta roxa. Gallinger afirma que essas complicações são devidas ao artista que usou tinta não diluída e injetou excessivamente na área dos olhos.

A controvérsia continua a seguir deste procedimento irreversível e os efeitos a longo prazo são atualmente desconhecidos. Como resultado, a “Eye Physicians and Surgeons of Ontario” (EPSO) solicitam ao governo Americano que torne o procedimento ilegal. Isso, é claro, levanta a questão de saber se as tatuagens do globo ocular podem ser executadas com segurança.

Com qualquer tipo de modificação corporal, existe um grau de risco. Embora a história de Gallinger mostre as consequências negativas de trabalhar com um artista inexperiente, ainda existem formas seguras de fazer esse procedimento.

Embora possa parecer uma invenção moderna, as tatuagens nos olhos datam de mais de dois mil anos, quando os médicos romanos tentaram manchar a córnea para combinar a íris. Isso foi feito como uma tentativa de mascarar opacidades leucomatosas no olho. No entanto, a técnica contemporânea foi inventada em 2007 por Shannon Larratt e realizada por Luna Cobra. Juntos, eles trabalharam para desenvolver e aperfeiçoar continuamente o procedimento.

Uma tatuagem nos olhos é realmente um procedimento relativamente rápido. Usando uma agulha, a tinta é injetada sob a superfície da conjuntiva e acima da esclera. O pigmento é espremido entre essas duas camadas planas, em um espaço inferior a um milímetro de largura e preenche os brancos dos olhos. Enquanto a tinta em uma tatuagem padrão é estável e permanece no lugar, a tinta em uma tatuagem nos olhos tende a mudar e podem sair dos olhos ao longo do tempo.

Um problema comum com este procedimento é o excesso de tinta, o que ocorre quando um artista injeta em demasiado o pigmento no olho e perturba essas camadas delicadas. Isso pode resultar em dores de cabeça prolongadas, sensibilidade à luz, coloração do tecido circundante, inchaço, infecção e uma série de outras questões. Se você usa lentes de contato com prescrição ou tem uma condição de olho preexistente, seus riscos aumentam dramaticamente. O tipo de tinta que é usado neste procedimento também é extremamente importante, pois os indivíduos podem ser sensíveis ou ter alergias aos materiais que compõem o pigmento.

Para minimizar esses riscos, é importante que você procure um artista que tenha uma grande experiência neste campo, no que é difícil pelo pouco tempo que existe a técnica. Também é recomendado falar com um oftalmologista para verificar se você não possui condições pré-existentes ou hereditárias, mas é claro que um médico vai fazer você mudar de ideia.

Se você está interessado em receber uma tatuagem no globo ocular, é importante que você confirme que seu artista tem experiência com essa técnica, veja um portfólio de seu trabalho e verifique se eles têm uma compreensão completa do procedimento e seus riscos.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Siga Jornale

  • Pinterest