O paulistano que virou líder religioso na Índia e guru de famosos no Brasil | Notícias | Curitiba | Jornale

O paulistano que virou líder religioso na Índia e guru de famosos no Brasil

25/12/2017

 

Quem vê o líder religioso Sri Prem Baba – com sua enorme barba branca, roupas tradicionais indianas e a prática de ioga – nem imagina que ele não veio direto da Índia, mas do bairro da Aclimação, em São Paulo.

Nascido Janderson Fernandes de Oliveira, filho de uma família de classe média baixa e neto de uma benzedeira, o paulistano adotou o novo nome em 2002, depois de estudar com o mestre hindu Sri Raj Maharaj Ji na Índia - na cidade de Rishikesh, conhecida como a "capital mundial da ioga".

Hoje, reúne milhares de pessoas em eventos, é amigo de celebridades e se encontra com políticos – do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao governador do Acre, Tião Viana (PT).

"Estou revendo algumas escolhas minhas nesse sentido", diz ele, ao ser questionado sobre o assunto pela BBC Brasil na comemoração do seu aniversário de 52 anos, em novembro. Ele afirma que seus encontros e aparições públicas com nomes como Marina Silva (Rede) e Marconi Perillo (PSDB) não significam apoio.

"Infelizmente ainda é difícil pra alguns compreenderam o que eu estou fazendo. Então as pessoas acabam entendo como campanha. E não é nada disso, estou tentando abrir caminhos para compaixão na política", diz Prem Baba.

O líder têm se envolvido com alguns movimentos políticos que pregam renovação na política - como o Renova, que visa financiar candidatos - e o Agora!, que ficou conhecido após a filiação de Luciano Huck.

"Eu estava desanimado, tinha desistido da vida pública, de tentar mudar o mundo", conta um dos fundadores do Agora!, o economista Fabio Toreta. "Resolvi focar em mim, resolver meus problemas internos. Fui procurar meditação e depois que conheci o Prem Baba me deu vontade de agir novamente, trabalhar pela transformação."

O líder diz ficar triste ao ver pessoas com quem se encontrou – como o senador Aécio Neves (PSDB) – envolvidas em escândalos de corrupção. "Quer dizer que [o encontro com ele] não funcionou... Ou então plantei a semente depois. Vai saber?", diz ele, algumas horas antes de uma palestra para uma plateia lotada.

A fala estava marcada para as 17h30, mas as vagas de estacionamento se esgotaram às 10 da manhã. Enquanto o mestre não chegava, diversos "vips" aguardavam no camarim para falar com ele. Voluntários do seu grupo, o Awaken Love, acendiam incensos e deixavam frutas lavadas. A apresentadora da Globo Mariana Ferrão esperava meditando em uma salinha. Uma mulher – desconhecida dos assessores de Prem Baba – tentou se passar por jornalista para conseguir falar com ele.

"É normal, as pessoas fazem de tudo para chegar perto dele", diz uma assessora.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

ALEP_MASCARAS-COVID-19_BANNER_motivo01_3
Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest