Verão começa com quatro pontos impróprios para banho | Notícias | Curitiba | Jornale

Verão começa com quatro pontos impróprios para banho

22/12/2017

 

O verão paranaense começa com boa condição para banho nas águas do Litoral e do Interior do Paraná. De acordo com o primeiro boletim de balneabilidade do verão, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dos 49 pontos monitorados semanalmente no Litoral, apenas quatro estão impróprios para banho; e dos 17 locais monitorados no Interior apenas um não é recomendado.

O monitoramento feito pelo instituto durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado com a água (tais como natação, mergulho, esqui-aquático).

“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, que é um coliforme fecal e, dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves.

O monitoramento mostra que na Ponta da Pita, em Antonina, os dois locais no Rio Nhundiaquara e no Rio Marumbi, ambos em Morretes, estão impróprios para banho. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região, são 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

ALEP_MASCARAS-COVID-19_BANNER_motivo01_3
Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest