Teatro do Paiol passa por obras de acessibilidade | Notícias | Curitiba | Jornale

Teatro do Paiol passa por obras de acessibilidade

08/12/2017

 

Já se preparando para a 35ª Oficina de Música de Curitiba, as obras de reforma do Teatro do Paiol estão a todo vapor. O espaço, a ser reaberto em janeiro de 2018, recebeu na tarde desta quinta-feira (7) a visita do prefeito Rafael Greca, que foi conferir o andamento das obras. O sistema de iluminação da área externa já foi concluído. Ainda em dezembro outras reformas serão entregues.

“Foi aqui que eu comecei a minha iniciação cultural. Esse Teatro do Paiol, a partir de janeiro do ano que vem, vai de novo se abrir para a cena musical e teatral brasileira. Teremos uma programação semanal de grande intensidade porque nós amamos Curitiba”, afirmou Greca.

Um novo sistema de iluminação foi elaborado para dar mais segurança e beleza à construção histórica. Luminárias que eram ineficientes e estavam com problemas de infiltração foram trocadas por 17 projetores nos pilares do Paiol e 8 na parte de cima que arrematam a iluminação cênica. Para proteção contra vandalismo e quebra, vidros de 19 milímetros foram instalados.

Ainda para dezembro está prevista a entrega das adequações de acessibilidade e as exigências solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. Atendendo às normas de segurança, o guarda-corpo do mezanino superior foi totalmente substituído por novos, confeccionados em ferro.

A área interna do teatro está ganhando um novo formato com a criação de um camarim e banheiro. Os dois ambientes estão sendo feitos em conformidade com a legislação NBR 9050/2015 que dispõe a respeito da acessibilidade a edificações. Essas intervenções vão tornar o teatro mais acessível tanto ao público, quanto aos atores que tenham algum tipo de deficiência.

O teatro vai receber também sinalização tátil na parede para pessoas com deficiência visual e sinalização de emergência com as placas de indicação de saída. O custo total dessas adequações de acessibilidade soma o valor de R$ 70 mil. O recurso foi captado por meio da Lei Rouanet com verba da Sanepar.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel acompanhou a visita ao lado do presidente da Fundação Cultural, Marcelo Cattani, o diretor de ação cultural, Beto Lanza e o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Siga Jornale

  • Pinterest