Não se lembrarão de você, se lembrarão da sua reputação | Destaques | Jornale | Curitiba

Não se lembrarão de você, se lembrarão da sua reputação

05/12/2017

Carlos Monzon TKOs Emile Griffith - Em 25 de setembro de 1971, o campeão dos pesos médios do WBC / WBA, Carlos Monzon, defendeu seu título contra Emile Griffith no Estadio Luna Park em Buenos Aires, Argentina. Foi a primeira vez em que Monzon colocou seu título em jogo em frente aos fãs da sua cidade natal. Ele ganhou o título de Nino Benvenuti na Itália e o defendeu com sucesso em uma revanche com Benvenuti em Mônaco.

Vamos dar uma olhada nesta luta histórica.

A luta começou devagar, mas acelerou rapidamente na segunda rodada enquanto Monzon parecia manter Griffith longe com seu jab. Nas rodadas iniciais que se seguiram, Griffith estava tendo sucesso em movimentação e golpes, mesmo sendo pouco e de longe, nas vezes que seus socos bem-sucedidos estavam tipicamente atrapalhando Monzon, que estava com as mãos para baixo sem consistência.

O campeão estava soltando seu jab e ficando ocupado, mas ainda não tinha feito nenhum dano grave. Monzon, quatro anos mais novo e quatro polegadas mais alto do que Griffith, com uma vantagem de alcance de cinco polegadas, controlou o ringue nas rodadas do início ao meio com sua vantagem de tamanho superior, mas também com seu excelente jogo de pés, levando o oponente para onde queria no ringue. Não foi feito de forma dominante, mas sim de uma forma muito sutil.

Ainda era uma luta bastante próxima em direção ao segundo semestre com a ação realmente pegando no final do sétimo round quando ambos trocaram seus melhores socos; Monzon conseguiu o melhor. Ele carregou esse impulso nas rodadas subsequentes, com Griffith mantendo sua distância devido a punição sempre que ele tentava trabalhar por dentro. Monzon começou a derrubar o desafiante na 13ª rodada, pressionando Griffith e punindo-o com poderoso golpes precisos. Na rodada 14, Monzon continuou a derramar o castigo e Griffith eventualmente sucumbiu à pressão.

Ele estava indefeso nas cordas com golpes simultâneos, quando o árbitro encerrou a luta. Em 82 lutas que Griffith foi interrompido.

Monzon e Griffith reuniram-se novamente 22 meses depois em Mônaco. Griffith ainda estava de pé após 15 rodadas, mas Monzon manteve seu título com uma decisão unânime. Esta luta não teve perto da sensação elétrica do primeiro combate que foi contestada antes de uma fervorosa festa pro-Monzon, estimada em 20 mil, no emblemático estadio Luna Park da Argentina.

Carlos Monzon ganhou suas últimas 31 lutas e foi invicto em suas últimas 80 lutas com nove empates.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale