Empresa Scania testa novos ônibus biarticulado | Notícias | Curitiba | Jornale

Empresa Scania testa novos ônibus biarticulado

22/11/2017

 

O prefeito Rafael Greca conheceu nesta quarta-feira (22) o ônibus biarticulado F 360 HA lançado pela Scania no Brasil. A empresa trouxe o veículo de São Paulo para testes em Curitiba. Antes de entrar em circulação nas canaletas da cidade, o veículo passará por avaliação técnica da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A).

A aparência do ônibus é a mesma dos biarticulados da capital paranaense, 28 metros de comprimento, capacidade para 270 pessoas e motor Euro 5 a diesel que pode ser também fabricado para uso de gás natural.  “O modelo precisa passar por um crivo técnico que verificará se as condições de qualidade e de custo são satisfatórios”, disse Greca.

O prefeito entrou no ônibus que estava estacionado ao lado da sede da Prefeitura, no Centro Cívico. Greca também determinou ao presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, que faça estudos para verificar se o uso de gás natural é uma opção mais barata frente ao diesel. “Tudo que for inovar sem aumentar custo deve ser considerado”, disse o prefeito.

De acordo com a empresa, o biarticulado Scania segue os padrões de BRT (Bus Rapid Transit), conhecido em Curitiba como expresso. O BRT foi criado em Curitiba e tem o modelo copiado por várias cidades brasileiras e de outros países.  Participaram da visita o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, Otávio Vieria Cunha Filho; o gerente de Produto da Scania, Daniel Prado; o diretor de Vendas da Scania, Silvio Munhoz e o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Mauricio Gulin.

O prefeito destacou que em março chegarão os primeiros 25 biarticulados novos para cidade, iniciando a fase de renovação da frota do transporte coletivo. Até 2020 serão, no mínimo, 450 ônibus novos em circulação.

A Urbs definirá as especificações técnicas dos veículos que serão adquiridos diretamente pelas empresas. “A Urbs determina o modelo e os critérios técnicos e a obrigação das empresas é adquirir e entregar para a cidade os veículos que atendam as normas exigidas”, explicou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest