Tradição de expressão criativa da art folk | Notícias | Curitiba | Jornale

Tradição de expressão criativa da art folk

05/11/2017

Quando pensamos na arte, podemos imaginar os gostos dos Mestres do Renascimento cujos trabalhos icônicos ainda nos impressionam hoje, ou artistas contemporâneos cujas técnicas de ponta são simplesmente inspiradoras. A Mona Lisa de Da Vinci ou o David de Michelangelo são apenas algumas das obras importantes do cânone da história da arte, mas há tantos outros artistas que estão criando obras-primas atraentes. Embora muitos desses artistas criativos sejam formalmente treinados na moda do seu tempo, existem outros cujos talentos existem fora do domínio da educação artística convencional. Isso é conhecido como arte popular ou arte de fora.

 


O que é arte popular?

 

A arte popular é um termo amplo que descreve uma variedade de meios e técnicas. Da pintura à escultura, essas peças possuem características definidoras que não são baseadas em estilo (como a arte de linha ou hiper-realismo) ou necessariamente influenciadas pela academia das artes. Um aspecto é muitas vezes enraizado nas tradições de uma comunidade e / ou cultura. A estética da peça (ou peças) geralmente expressa a identidade que vem desses lugares, e não do artista individual.

"Muitas das obras de arte vêm antes do surgimento da classe média, antes do surgimento da mecanização", explicou Stephanie Knappe, curadora do Museu de Arte Nelson-Atkins.

"Realmente é sobre levar e levar a cabo a tradição durante uma época de grande mudança. Existe uma estabilidade nas tradições e manter o passado vivo ".

Mas isso não quer dizer que todos os artistas trabalhem assim. Existem alguns fabricantes extraordinários que se sentem compelidos a fazer a arte como uma forma de se expressar de maneira que não poderiam de outra forma. Porque a arte popular é tão aberta em termos de aparência, é difícil encontrar temas ou estilos comuns. Neste caso, é útil olhar para alguns dos artistas populares mais famosos cujo trabalho continua a nos cativar ainda hoje.

 

Aqui estão alguns dos artistas folclóricos mais famosos cujo trabalho continua a admirar e inspirar de maneiras diferentes.

 

AMMI PHILLIPS

Ammi Phillips [Domínio público], através do Wikimedia Commons

 

Nascido em 1788, Ammi Phillips era um prolífico pintor de retratos que teria produzido até duas mil pinturas em seus 50 anos de criação de arte. Considerado autodidata, ele ainda seguiu uma carreira na arte e tornou-se conhecido por obras que apresentam fundos simples e figuras achatadas, quase estilizadas.

 

LEONARD KNIGHT

Foto: Joe Decruyenaere [CC BY-SA 2.0], através do Wikimedia Commons

 

Você pode não reconhecer o nome de Leonard Knight, mas você pode ter ouvido falar de sua maior realização - Salvation Mountain. Feito de adubo, palha e muita tinta, a paisagem visionária imersiva está localizada a leste do mar de Salton, na Califórnia. A colina é adornada com cores vibrantes e esparramada com mensagens cristãs e versículos da Bíblia. Durante seus muitos anos na montanha, Knight morava na parte traseira de seu caminhão e manteve a companhia de muitos gatos. "Se alguém me desse $ 100,000 por semana para se mudar para algum lugar e viver em uma mansão e ser um grande tiro, eu recusaria isso", disse Knight. "Eu quero estar aqui. É incrível, não é? "

 

HENRY DARGER


Sem título (Paisagem idílica com crianças) (detalhe) (dupla face) Museu de arte popular americano


Um escritor recluso e guardião hospitalar que vive em Chicago, um artista "estranho" Henry Darger é mais conhecido por seu manuscrito de 15,145 páginas chamado In the Realms of the Unreal. Está vinculado em 15 volumes e inclui várias centenas de pinturas de aquarela para rolar. O livro apresenta muitos temas, alguns dos quais incluem cenas idílicas de crianças que brincam em paisagens floridas, enquanto outras são muito mais escuras e apresentam situações aterradoras.

 

(traduzido e editado - mymodernmet.com)

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Siga Jornale

  • Pinterest