Explorando os movimentos que definem o gênero chamado arte moderna | Jornale

Explorando os movimentos que definem o gênero chamado arte moderna

05/11/2017

A arte moderna é conhecida pela sua estética de vanguarda e comemorada por seus artistas de visão para um futuro diferente para arte em seu próprio tempo. Desenvolvendo ao longo de cerca de 100 anos, incorpora muitos movimentos importantes e tem inevitavelmente visto uma variedade eclética de estilos. Para rastrear a evolução notável da arte moderna, é preciso reconhecer e entender os muitos gêneros que a compõem. Para fazer isso, no entanto, é útil encontrar uma definição de arte moderna.

 

O que é arte moderna?

 

Para não confundir com a arte contemporânea, o rótulo da "arte moderna" refere-se à arte do final do século XIX e início ao meio do século XX. Os trabalhos produzidos durante este período mostram o interesse dos artistas em re-imaginar, reinterpretar e até mesmo rejeitar os valores estéticos tradicionais dos estilos precedentes.

 


História: Principais Movimentos e Artistas

 

Começando com Impressionismo leve e arejado e terminando com o Expressionismo abstrato energético, o gênero de arte moderna é composto por vários movimentos importantes. IMPRESSIONISMO Considerado amplamente o catalisador da arte moderna, o impressionismo desafiou as regras rígidas e as representações realistas da pintura acadêmica. O movimento surgiu em 1872, quando Claude Monet empregou inovando com pinceladas borradas, um foco na luz e uma paleta de cores vívidas para pintar Impression, Sunrise.

 


'Impression, Sunrise' de Claude Monet Foto: Claude Monet [Domínio público], através do Wikimedia Commons

 

Este estilo dominou a pintura francesa até a virada do século, com artistas como Monet, Pierre-Auguste Renoir e Edgar Degas na vanguarda.

 

PÓS-IMPRESSIONISMO

 

Inspirados pela liberdade artística introduzida pelos impressionistas, artistas como Paul Cézanne, Paul Gauguin, Vincent van Gogh e Henri Toulouse-Lautrec começaram a trabalhar em estilos distintivos e não convencionais. Conhecido como Pós-impressionismo, este movimento colorido começou na década de 1890 e mostra interesse na emoção e uma preferência pela interpretação subjetiva sobre a representação realista.

 


A noite estrelado 'por Vincent van Gogh Foto: Vincent van Gogh [Domínio público], por Wikimedia Commons

 

FAUVISMO

 

Fundada por les Fauves - um grupo vanguardista de artistas, incluindo André Derain e Henri Matisse-Fauvism, apareceu pela primeira vez no início do século XX. Como os Pós-impressionistas, os Fauvists favoreceram tons irrealistas e uma ênfase nas percepções individuais em suas representações, que tipicamente apresentavam formas reconhecíveis (ainda que um tanto abstraídas).

 


Les Fauves, Exposição no Salon D'Automne, da L'Illustration, 4 de novembro de 1905 Foto: Não identificado, anônimo [Domínio público], por Wikimedia Commons

 

(Traduzido e editado - mymodernmet.com)

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale