O precursor da Marina Abramovic, um artista de performance extrema | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

O precursor da Marina Abramovic, um artista de performance extrema

04/11/2017


O desempenho de um ano de Tehching Hsieh (1981-1982)

 

"Minha impressão da Bienal de Veneza é que são os Jogos Olímpicos das artes", diz Tehching Hsieh. "Estou na categoria de maratona".

 

Se algum artista sabe sobre resistência, é Hsieh, um artista taiwanês que criou algumas das artes de performance mais extremas já feitas. Seu trabalho, principalmente feito de obscuridade em uma série de desafiantes performances de um ano, foi um precursor da Marina Abramović, que o reconhece como "o mestre". O reconhecimento chegou relativamente tarde para Hsieh, que aos 66 anos descreve-se como "semi-aposentado". Trinta anos depois de sua primeira peça de performance, seu trabalho foi exibido em 2009 no Guggenheim e no Museu de Arte Moderna e, em 2014, realizou uma exposição no Carriageworks em Sydney. Em sua mais extensa retrospectiva ainda, na 57ª Bienal de Veneza deste ano, ele está representando seu país de origem, Taiwan, em um pavilhão que grava algumas de suas obras mais fascinantes e provocadoras através de um arquivo de documentos, contratos, fotografias e mapas.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest