Imigrantes haitianos recebem certificados de Língua Portuguesa | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Imigrantes haitianos recebem certificados de Língua Portuguesa

01/11/2017

 

O desejo de começar uma vida nova no Brasil é comum aos 32 haitianos que comemoraram, na noite da terça-feira (31/10), a conclusão do curso instrumental de Língua Portuguesa oferecido por meio do projeto Haiti, da Secretaria Municipal da Educação. Além de aprenderem a se comunicar em Português, a certificação do curso pode ajudar na inclusão dos estrangeiros no mercado de trabalho.

O curso oferecido em dois espaços inclui atividades cotidianas como elaboração de cadastro de emprego, mediações de entrevista, procedimentos necessários para emissão da carteira de trabalho, procura de emprego, expressões necessárias para comunicação em posto de saúde, pedidos de informação, operação bancária, aluguel de imóvel, compras e relacionamentos.

“Curitiba é um mosaico de todas as gentes e por isso nosso trabalho é feito com dedicação, profissionalismo e muito respeito para transformar palavras em pontes. É um direito de todos terem acesso às situações de integração e inclusão na sociedade”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A cerimônia no Auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão foi marcada por alegria e muita emoção. No saguão, os visitantes puderam conferir a exposição “Mãos”, organizada com fotografias dos estudantes e produções textuais que representam a riqueza das trajetórias de vida dos novos cidadãos de Curitiba. O coral “Nosso Canto”, da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Boqueirão, também presenteou os formandos com  música e poesia.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest