Burke e uma vontade indomável de vencer | Notícias | Curitiba | Jornale

Burke e uma vontade indomável de vencer

27/10/2017

James Burke viveu entre 1809 e 1845, treinou seu boxe ao redor do rio Tamisa, Inglaterra. Ele tinha 1.88 cm de altura e pesava 91 kg, no seu auge como atleta do boxe.  Em uma luta particularmente brutal pelo campeonato de peso pesado inglês que durou 3 horas e 6 minutos no dia 30 de maio de 1833, Burke derrotou Simon Byrne, o campeão irlandês. Byrne morreu três dias depois devido aos ferimentos brutais. Burke foi em seguida preso e julgado pelo assassinato de Byrne, mas foi absolvido em 11 de julho de 1833 e posteriormente libertado.

O ex-campeão de boxe, o inglês Jem Ward, se aposentou evitando ter que enfrentar Burke no ringue, ele se recusou a entregar o cinturão do campeonato ou reconhecer a Burke como campeão dos pesos pesados. No qual James Burke ficou injuriado com a saída de seu rival, contestando o legítimo medo que Ward ficou após saber de Byrne.

Após a morte de Byrne e o estigma de Burke e seus punhos de pedra, que resultaram na morte seu oponente, entendeu-se que seria impossível obter oponentes na Grã-Bretanha. Ele foi para os Estados Unidos e lutou contra o novo campeão irlandês Sam O'Rourke em Nova Orleans em 6 de maio de 1837. À medida que a luta progredia, O'Rourke tomou uma forte punição. No terceiro round, o público presente temendo a derrota de O'Rourke, que até então era o ídolo do momento. A multidão se rebelou e provocaram os juízes a interromper a luta, mas que Burke fosse o desistente do confronto, afirmando para que estava presente sua derrota por jogar a toalha. Burke ficou “puto” e foi forçado a fugir a cavalo, pois a multidão enfurecida queria destruí-lo.

Em 12 de fevereiro de 1839, Burke voltou a Inglaterra e lutou contra William Thompson pela coroa dos pesos-pesados ​​ingleses. Burke foi desqualificado no 10ª round pelo jogo sujo de distribuir golpes em Thompson quando ele estava no chão. No mês seguinte Thompson se aposentou e Burke reivindicou o título dos pesos-pesados.

O irmão mais novo de Jem Ward, Nick Ward, desafiou Burke pelo campeonato inglês em 22 de setembro de 1840. A luta terminou em desordem quando a gangue de Ward forçou o árbitro a desqualificar Burke por suposta falta. Um tempo mais tarde Burke desafiou William Perry, 'The Tipton Slasher', no qual o combate aconteceu em julho de 1842. Perry declinou após essas derrotas.

Burke ganhou sua luta final contra Bob Castelos no 37º round, em 13 de junho de 1843.

Com seus 35 anos e em extrema pobreza, Burke morreu de tuberculose em casa no dia 8 de janeiro de 1845 em Frances Street, Waterloo, Londres. Ele está enterrado no pátio da igreja de São João, Waterloo. Mas deixou seu legado para a nobre arte, como resistência, coragem, determinação e sem falar dos seus golpes que associado com as técnicas aprendidas com Mendonza, ninguém ficava em pé, mesmo depois de 2 horas de luta.

Ele está ao lado dos monstros consagrados do International Boxing Hall of Fame, que somente em 1992 foi reconhecido como lenda do boxe internacional, 147 anos após sua morte.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba - Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Siga Jornale

  • Pinterest