Gravura de Ostrower, linhas, ritmos e cores | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Gravura de Ostrower, linhas, ritmos e cores

25/10/2017

Fayga Ostrower em 1979

 

Em 1934 Fayga Ostrower chegou no Brasil e se estabelece na cidade do Rio de Janeiro. Sua carreira artística na gravura teve início na década de 1940, a artista realizava gravuras figurativas, de linguagem expressionista e cubista, como ocorre em Lavadeiras (1947), tratando frequentemente de temas sociais, que ela mesma via em seus comuns pela cidade maravilhosa. Nas suas várias gravuras com o tema Maternidade, os traços são delicados e ocorre um delineamento bastante sintético das figuras. A artista realiza também ilustrações para periódicos e livros. Trabalha tanto com gravura em metal quanto com xilogravura, técnica que prevalece durante sua primeira individual, em 1948 no MEC - RIO.

A partir de 1953, a artista abandona a figuração e começa a trabalhar o abstracionismo. Como aponta o crítico Antônio Bento, por vezes, os elementos formais assumem, em suas gravuras, o caráter de verdadeira arquitetura, pela ordenação que ela imprime às linhas, aos ritmos e às cores. O jogo harmônico de planos coloridos verticais e horizontais estabelece um contraponto aos efeitos cromáticos. Desde os anos 1970, produz também aquarelas, nas quais se revela mais lírica, retomando sugestões de paisagem.

Em suas gravuras, Fayga Ostrower apresenta rigor expressivo e um uso muito impactante da cor, que cria espacialidades luminosas, além de uma técnica apurada e um questionamento incessante sobre a essência da criação artística e do gestual expressivo – um tema abordado frequentemente em seus textos, em que deixava tudo registrado. É precursora da abstração na técnica da gravura, em que desempenhou com excelência e resultados impressionantes. Tem também importante atividade como educadora e escritora, com vários livros sobre as artes plásticas, que merecem ter uma leitura para os amantes da arte.

(fonte - escritório das artes)

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest