Repost - Primitivo, mas artisticamente humano - Blog Quimera | Destaques | Jornale | Curitiba

Repost - Primitivo, mas artisticamente humano - Blog Quimera

20/10/2017

Em todas as evidências deixadas pelos homens paleolíticos, algumas das mais significativas são as pinturas parietais e rupestres. Em um período no qual a vida se resumia basicamente a atividades de subsistência, pode parecer surpreendente que houvesse espaço para uma produção artística. Observando o contexto, entretanto, compreendemos que aquilo que é chamado de “arte” por nós, possui uma dimensão de significado muito mais profunda do que uma mera forma decorativa. Era um ritual preparatório, ligado diretamente à caça e, portanto, necessário à sobrevivência.

 

Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas.

As mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40 000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, 

Inicialmente, essa espécie de manifestação artística aparece como uma clara intenção do homem em registrar as situações que integravam a sua rotina. Contudo, algumas pesquisas mostram curiosamente que os locais de produção da arte rupestre não eram próximos a algum tipo de aldeia ou morada humana. Dessa forma, pode-se deduzir que o homem pré-histórico já encarava esse tipo de atividade como algo dotado de um lugar e sentido especial, ou pode-se dizer simbólica.

 

Questões de Magia e Religião

 

Nas pinturas é possível observar a importância dada à fidelidade ao real, pois a representação era o próprio elemento, o próprio animal; e incorporá-lo ao ambiente da caverna, significa segundo estudiosos uma antecipação do efeito desejado, uma concretização mágica, fosse do resultado da caça ou da simples observação de espécies que despertavam respeito e assombro. Esse cuidado, que envolvia não apenas o traçado das linhas de modo a formar um desenho bidimensional, mas também o aproveitamento das formas e texturas das superfícies, que acrescentavam uma terceira dimensão, são características ligadas ao naturalismo, à busca da identificação com a natureza.

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias Online de Curitiba

Siga Jornale