Repost - Golpes com efeito chicote ou com efeito Empurrão - Blog Quimera | Notícias do Brasil e do Mundo Hoje | Curitiba | Jornale

Repost - Golpes com efeito chicote ou com efeito Empurrão - Blog Quimera

17/10/2017

CLICK AQUI PARA VER O ARTIGO

 Foto ilustrativa

 

O que é um golpe com efeito empurrão

Um golpe com efeito empurrão é aquele onde o punho tenta “atravessar” o alvo para causar mais dano. Praticantes de artes marciais normalmente acreditam que um golpe com efeito empurrão seria como um projétil de arma de fogo. A força do golpe irá atravessar a superfície do impacto maximizando o dano em toda área que estiver além dessa superfície. É chamado de golpe com efeito empurrão porque o golpe deve ser executado com a extensão total do braço e do corpo.

O que é um golpe com efeito chicote

Um golpe com efeito chicote é um golpe lançado rapidamente que procura ter menos contato com a área de impacto do alvo. O golpe com efeito chicote atinge o alvo e retorna quase que imediatamente depois do impacto ao invés de ser empurrado para que o impacto seja prolongado forçando o golpe através do alvo. É chamado de efeito chicote porque o braço rapidamente retorna à guarda depois de atingir o alvo.

Desvantagens dos Golpes Com Efeito Empurrão

Na maioria das situações proporcionadas pelo boxe, esse golpe com efeito empurrão é um esforço desnecessário. Assim como um investidor não aplica todo seu dinheiro em apenas um investimento e um fazendeiro não coloca todos os ovos em uma única cesta, um boxeador não deveria jamais colocar toda sua energia em um golpe. Boxe não é uma competição de quebra de tijolos.

Alguns especialistas em lutas poderão argumentar que os golpes com efeito empurrão aumentam as probabiliidades de se nocautear o oponente, mas eu discordo. Por uma razão, um nocaute é obtido quando você supera a capacidade que o corpo do seu oponente tem de absorver golpes antes de “desligar”. Se seu oponente tem 50 como capacidade de absorver golpes (um número para exemplificar), então qualquer golpe que ele receba acima de 50 irá nocauteá-lo. Se eu puder lançar 4 golpes com efeito chicote e com 50 de poder (poder de nocautear) contra lançar 1 golpe com 200 de poder, definitivamente escolherei os 4 golpes com 50 de poder. Aplicar 4 vezes o esforço necessário para nocautear seu oponente é como tentar encher um copo com uma garrafa inteira de água. É um esforço desnecessário e inútil!

Por que eu iria me expor desnecessariamente colocando tanta energia em apenas um golpe? Eu estaria apenas desperdiçando energia e ficando mais vulnerável aos contragolpes se eu errar. Não estou dizendo que os golpes com efeito empurrão são inúteis e jamais devem ser usados. Estou dizendo apenas que, baseado na teoria do boxe de “acertar e não ser acertado”, os golpes com efeito chicote são de fato melhores do que os golpes com o efeito empurrão, por causa das qualidades defensivas que o primeiro oferece.

Eu realmente acredito que os golpes com efeito empurrão tem uma vantagem em uma situação, que é quando são lançados no corpo do oponente. Mas quando são lançados na cabeça podem ser considerados desperdício porque a cabeça é uma superfície dura que rebate a força no momento que você a atinge, então o golpe nunca será capaz de “penetrar”. Porém, um golpe com efeito empurrão direcionado ao corpo poderá com certeza causar dano nos órgãos internos do oponente. Mas mesmo assim, eu escolheria os golpes com efeito chicote nessa situação, porém fiquem à vontade para tentar ambos.

Vantagens dos Golpes Com Efeito Chicote

Os golpes com efeito chicote tem um poder devastador. Quando lançados corretamente, podem transferir muita energia do movimento do seu peso corporal para o oponente. Ao invés de apenas empurrar seu oponente, você usa a aceleração e a força para atacar com golpes destruidores. Um golpe com efeito chicote tem mais velocidade, o que aumenta as chances de atingir o alvo ao mesmo tempo em que retorna mais rápido à sua guarda fortalecendo sua defesa e assim permitindo que você golpeie novamente com mais velocidade. O golpe com o efeito chicote não é apenas um tapa. Na verdade ele penetra e realmente “acerta” o alvo para causa dano. A diferença é que você retrai seu punho para sua guarda imediatamente após acertar o alvo.

O golpe com efeito chicote preserva sua defesa porque sua mão retorna para a guarda imediatamente após o golpe ao invés de permanecer alguns décimos de segundo a mais empurrando o oponente. Se você errar um golpe com efeito empurrão você ficará com certeza muito vulnerável. Então para resumir bem, o golpe com efeito chicote permitirá que você cause dano no oponente ao mesmo tempo em que mantém por mais tempo sua guarda alta. Em um esporte onde a função do atleta é atingir sem ser atingido, golpes com efeito chicote são a escolha perfeita.

 

CLICK NO LINK ACIMA, MUITO INTERESSANTE OS ARTIGOS

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Destaques JORNALE
Please reload

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

              redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest