Zumbido e Vertigem prejudicam a qualidade de vida

04/02/2022


Sintomas como zumbido e vertigem são comuns em consultórios de otoneurologia



A perda de audição, a vertigem e o zumbido são sintomas comuns que refletem nas alterações de saúde, provocando o mau funcionamento do labirinto. Não sendo doenças, mas sim sintomas, o zumbido e a vertigem, dependendo do seu grau, podem ser incômodos e até mesmo, incapacitantes.


A incapacidade gerada pelo zumbido compromete a qualidade de vida de cerca de 17% da população mundial, podendo atingir 30% de idosos. Já a distorção de movimento causada pela vertigem, de acordo com a médica especializada em Otoneurologia, Dra. Rita de Cássia, atingem cerca de 42% dos adultos.


Contudo, o zumbido e a vertigem estão ligados um ao outro e possuem diversos fatores em comum, isso porque são sintomas de alteração do ouvido interno e/ou labirinto. De acordo com a especialista, a vertigem e a tontura são sintomas comuns, assim como o zumbido, e por mais agonizante que seja, em alguns casos o indivíduo ignora a consequência da ação.


O alerta a esses sintomas deve estar sempre ligado, isso porque, mesmo que seja de grau leve, deve ser realizada uma consulta com um médico otorrinolaringologista especializado em otoneurologia o quanto antes. “A tontura é um sinal de alerta, um alarme de que algo não está bem no organismo”, comenta Dra. Rita.


Indivíduos com perda de audição sofrem com mais frequência desses sintomas, mesmo que fatores como idade, gênero, emoções, alteração metabólica e vascular possam causar tais manifestações. As doenças labirínticas comumente ocasionam a abolição da audição, zumbido e vertigem. Nas palavras da profissional "O zumbido costuma ser o primeiro sintoma de um desequilíbrio auditivo".


Esses sintomas podem ser devido a várias questões, como distúrbios metabólicos e hormonais ou doenças que afetem os aspectos vasculares. "Em mulheres esses sintomas podem estar relacionados com o ciclo menstrual, menopausa ou gestação.", finaliza a especialista.


Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Telefones: (41) 3225-1665 ou (41) 99216-9009

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com

Endereço: Rua Fernando Simas, n° 705, quarto andar, nas salas 41 e 42. Bairro: Mercês, Curitiba, PR

Últimas Notícias