Wagner Moura e Kleber Mendonça levam prêmio em Cannes pelo “O Agente Secreto”
- JORNALE
- 25 de mai.
- 2 min de leitura
25/05/2025
Troféus conquistados neste sábado (24) fortalecem o longa para a corrida do Oscar 2026

O filme brasileiro "O Agente Secreto" fez história neste sábado (24), ao vencer dois prêmios no Festival de Cannes, uma das maiores premiações de cinema do mundo. Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator, e Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de Melhor Diretor.
Ambos os troféus fortalecem o longa para a corrida do Oscar 2026, já que o Festival de Cannes é considerado um dos principais termômetros para a premiação americana. A vitória no evento francês, no entanto, não é sinônimo de indicação ou estatueta no Oscar.
Ainda é cedo para dizer se "O Agente Secreto" concorrerá a algum Oscar. Para isso, o filme precisa passar por uma série de processos tanto na Academia Brasileira de Cinema quanto na própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação.
Mesmo assim, o festival francês aumenta a expectativa sobre o desempenho do longa em relação à premiação americana. Isso porque o festival tem um histórico promissor em relação ao Oscar — muitos dos filmes prestigiados e Cannes ganham destaque no Oscar no ano seguinte.
Entre os troféus do Festival de Cannes, aquele com maior peso na corrida do Oscar é a Palma de Ouro, o principal prêmio do evento francês. Um exemplo disso é "Anora", que levou esse prêmio em 2024 e, depois, levou cinco dos seis Oscars a que foi indicado, incluindo o de Melhor Filme.
"O Agente Secreto" não ganhou a Palma de Ouro. Ela foi dada a "A Simple Accident", de Jafar Panahi.
Isso não significa que o desempenho do filme brasileiro em Cannes não tenha nenhuma influência no Oscar. Isso porque festivais renomados têm forte impacto no prestígio de um longa.
"Ainda Estou Aqui", por exemplo, levou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza em 2024. Depois, foi indicado a três Oscars e venceu o de Melhor Filme Internacional.
"O Agente" não vai disputar o prêmio em Veneza porque estreou em Cannes. Mas, ainda pode concorrer ao SAG Awards e ao Globo de Ouro, que também indicam o potencial de Oscar de uma produção – "Ainda Estou Aqui" levou o de Melhor Atriz em Filme de Drama nesse último.
コメント