Visitas guiadas ao Cemitério Municipal inspiram livro-reportagem

22/01/2021


Jornalista Larissa Nicolosi lança o livro-reportagem "Morte e Vida em Curitiba"


Foto: Cido Marques/FCC

Palco de visitas saudosas e das já tradicionais visitas guiadas, cheias de história e cultura, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula ganhou mais um destaque: agora é também assunto do livro-reportagem Morte e Vida em Curitiba, da jornalista Larissa Nicolosi.


Na tarde desta quinta-feira (21/1), acompanhada da diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente e pesquisadora cemiterial, Clarissa Grassi, Larissa entregou um exemplar da obra ao prefeito Rafael Greca.


Ao elogiar a pesquisa, baseada no trabalho de visitas guiadas à mais antiga necrópole curitibana, que completa 167 anos em 2021, Greca sugeriu que o livro seja transformado em um boletim da Casa Romário Martins, a ser distribuído em comemoração ao tombamento do Cemitério São Francisco de Paula, previsto ainda para o primeiro semestre.


Foto: Hully Paiva/SMCS

“A visão de que os cemitérios são livros de história provocou este belo trabalho de defesa de tese e conclusão de curso, uma pesquisa muito importante e que sublinha a originalidade do projeto cultural [visitas guiadas]”, avaliou o prefeito.



Ainda de acordo com Greca, as visitas permitem que “a gente veja os jazigos e os espaços de sepultamento não só pela sua serventia, mas também pelo que eles guardam de memória, tradição e história."


Do medo à fascinação


Foi para lidar com os seus medos de morte e de cemitérios e com o luto pela perda de uma grande amiga, que Larissa Nicolosi decidiu estudar os assuntos. Ao começar a frequentar as visitas guiadas no São Francisco de Paula, em 2016, passou também a acompanhar o trabalho da diretora Clarissa Grassi, personagem e fonte da sua pesquisa.

Publicidade

Últimas Notícias

28 de Fevereiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale