14/03/2024
Brasileiro foi alvo de racistas em partida em que sequer estava presente

O atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, pediu nesta quinta-feira (14) para que a FIFA e a UEFA punam os insultos racistas lançados pelos torcedores do Atlético de Madrid, do lado de fora do estádio Metropolitano, antes da partida da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão.
"Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. É uma triste realidade que acontece mesmo em jogos em que não estou presente", disse Vinicius nas redes sociais.
O atacante merengue reagiu dessa forma depois que um vídeo apareceu nas redes sociais na quarta-feira mostrando torcedores do Atlético lançando insultos racistas contra Vinicius antes do jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão.
Esses "lamentáveis cânticos racistas" serão denunciados pela LaLiga à Promotoria do Ódio, informou a liga espanhola.
A LaLiga tomou essa iniciativa apesar do fato de os eventos terem ocorrido fora do estádio e no contexto de outra competição.
Vinicius sofreu vários episódios de insultos, especialmente na última temporada, que o transformaram em um ícone da luta antirracista.
Em 26 de março, Espanha e Brasil jogarão um amistoso no Santiago Bernabéu, organizado em resposta aos insultos que Vinicius recebeu na última temporada em uma partida contra o Valencia.
A partida servirá para "reforçar o compromisso contra a violência e o racismo" com "uma grande celebração do futebol entre duas das equipes mais poderosas do cenário internacional", disse a Federação Espanhola de Futebol.
Comments