Vice-governador diz que acordo para pedágio está próximo
- JORNALE
- 4 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
03/04/2023
A principal discussão no momento estaria no aporte das empresas

O vice-governador Darci Piana se reuniu, na manhã desta segunda-feira (3), com o grupo que reúne as sete principais entidades empresariais do Paraná com objetivo de alinhar o modelo de pedágio que será apresentado ao Ministério dos Transportes. De início bastante criticado pela oposição ao Governo Ratinho Junior, o modelo está sendo rediscutido desde o início do ano. Segundo Darci Piana, porém, o acordo parece estar próximo.
“Eu acredito que está maduro [o modelo] e é questão de dias para resolver as pequenas pendências que ainda existem, como o caso específico do aporte, de resto está equacionado”, disse Piana.
O aporte citado pelo vice-governador é o principal impasse na discussão. Reunião realizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já apontava que a fórmula caminhava para uma curva menor de aporte financeiro no leilão, o que abriria caminho para um desconto maior da tarifa. Inicialmente, o Governo do Estado desenhou o depósito em 12%, enquanto a oposição defendia que o aporte ocorresse a partir de 20%. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o aporte deve ser fechado em 18%.
“Ninguém quer um aventureiro, que dê um desconto extremamente alto, deixe todo mundo feliz, mas que torne as obras, daqui a dois anos, inexequíveis. O aporte é um dinheiro que se coloca na mesa no dia do leilão e garante um desconto justo”, explica o gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr.
Comments