Vias rápidas e canaletas recebem iluminação mais potente

25/01/2022


Serão instaladas nesta etapa 4.046 luminárias de LED




A Prefeitura deu início nesta semana à segunda fase do programa de modernização da iluminação pública da cidade. As equipes do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão substituindo as lâmpadas de vapor de alta pressão de 400W por luminárias de LED em vias rápidas, avenidas que fazem ligações entre bairros e nas canaletas de ônibus.


Os bairros beneficiados nesta etapa são Campina do Siqueira, Capão Raso, Bigorrilho, Campo Comprido e Mossunguê, mas a modernização se estenderá por outras regiões da cidade, já que serão instaladas nesta etapa 4.046 luminárias de LED com potência mais alta de 230W, que garantem iluminação mais potente e proporcionam economia no consumo de energia.


Segurança e economia


“São vias de grande circulação de pessoas e veículos e a iluminação mais eficiente vai trazer um ganho importante na segurança dos pedestres e motoristas, sem contar que este tipo de lâmpada traz uma economia de 50% no consumo de energia”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.



Os trabalhos começaram pelas ruas Mário Tourinho (Seminário) e André Ferreira Barbosa (Capão Raso). Depois se estenderão para as ruas Major Heitor Guimarães (Seminário), Padre Agostinho e Martim Afonso (Bigorrilho), Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Pedro Parigot de Souza (Campo Comprido).


Iluminação decorativa

Além das modernizações em vias públicas de potências altas, a Prefeitura também está modernizando a iluminação decorativa. São luminárias instaladas em postes de 5 a 6 metros de altura, que beneficiam os pedestres que transitam pelas calçadas e ciclovias da cidade.


Estão sendo substituídas 855 lâmpadas de vapor metálico de 150W para luminárias de LED com potência de 52W, proporcionando maior luminosidade e economia de consumo de energia em torno de 30% em relação às outras lâmpadas.

Últimas Notícias