10/01/2024
Parque Fotovoltaico está em funcionamento na Caximba
A maior incidência dos raios solares em Curitiba com a chegada do verão, além de deixarem o clima mais quente, bom para aquele sorvete e piscina, também fez com que a Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba batesse recorde de geração de energia fotovoltaica. O mês de dezembro foi o mais produtivo da Pirâmide Solar, desde o início do funcionamento da primeira usina solar instalada sobre um aterro sanitário desativado da
Durante o último mês de 2023, a geração de energia da Pirâmide Solar alcançou 600.000 kWh (kilowatts/hora). Desde abril até o final de 2023 foram gerados 3,29 GWh (gigawatts/hora) ou 3.290.000 kWh (kilowatts/hora), quantidade suficiente para suprir 19.690 residências por um mês (residências com família de quatro pessoas).
Em 2023, 295 unidades consumidoras foram beneficiadas pela energia gerada pela Pirâmide solar de Curitiba. Isso resultou em uma economia de R$ 1,76 milhão (R$ 1.769.449,47) para os cofres públicos do município, recurso que pode ser utilizado em outras áreas da cidade como para subsidiar refeições do Mesa Solidária e investir em ações de educação ambiental. Atualmente, 269 unidades consumidoras estão recebendo créditos de energia gerados pela Pirâmide Solar.
“A nossa Pirâmide Solar é um exemplo para o mundo de como é possível gerar energia de forma limpa e renovável. Que é possível buscarmos a justiça climática. A Pirâmide Solar transforma a luz solar em energia limpa. É uma ideia inteligente, como a nossa Curitiba. Está ajudando a diminuir a poluição no mundo e também provoca nas pessoas o sentimento de que é possível vencermos os efeitos perversos do aquecimento global”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da Pirâmide Solar é injetada na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o valor é abatido da conta de energia do município.
Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, a Pirâmide Solar de Curitiba é emblemática e representa o movimento da cidade rumo à transição energética. “É uma questão necessária para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e a emissão de gases. Assim, a nossa cidade vem se tornando protagonista também em relação às mudanças climáticas”, explicou Marilza.
Comments