13/01/2021
Data para o início da campanha de imunização ainda não está definida

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse ontem que a campanha de vacinação contra a Covid-19 deverá começar ao mesmo tempo em todas as capitais, sem privilegiar os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde ficam o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Eu não posso esperar chegar a 5 mil municípios, 38 mil salas de vacinação, para então iniciar a vacinação. Então, vai começar quando chegar nas capitais. É essa a ideia” explicou. Por enquanto, o Governo Federal não definiu uma data para o início da imunização nacional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve definir a autorização emergencial das vacinas do Butantan e da Fiocruz neste domingo (17).
“É uma equação com várias variáveis. O primeiro aspecto é a aprovação da Anvisa. Estamos aguardando ansiosamente a aprovação das duas vacinas solicitadas, Butantan e AstraZeneca. Vamos começar a vacinação simultaneamente nos 26 estados e no DF. Não vamos começar por um Estado só, vai começar em todos ao mesmo tempo”, concluiu Elcio Franco.