11/12/2021
Os trabalhadores da Viação Mercês mantiveram o indicativo de greve
A Urbanização de Curitiba (Urbs) elaborou um plano de contingência para garantir ônibus para a população mesmo com a possível paralisação de atividades de motoristas e cobradores da empresa Viação Mercês.
Os trabalhadores da empresa, reunidos em Assembleia no início da tarde de sexta-feira (10/12), mantiveram o indicativo de greve e devem decidir sobre a interrupção em uma nova reunião na quarta-feira (15/12), às 14h.
Com os repasses em dia para todas as empresas do transporte coletivo, a Urbs vai fazer valer os contratos de concessão e notificou o consórcio Pontual – da qual a Viação Mercês faz parte – para promover a regularização das linhas em caso de greve. As outras duas empresas que fazem parte do consórcio – Santo Antonio e Gloria – poderão assumir as linhas da Mercês.
Caso o consórcio não tenha frota suficiente serão enviados a outros consórcios operação de linhas compartilhadas, como é o caso do Ligeirinho Inter II, por exemplo.
São ao todo 22 linhas operadas pela Mercês, que transportam, juntas, 17 mil pessoas em dias úteis.
Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a Urbs está agindo rapidamente para evitar transtornos para os usuários, garantindo 100% da operação do transporte coletivo, mas alguns atrasos pontuais, em caso de greve, são inevitáveis. “Esperamos que a situação se normalize o mais rápido possível e não seja necessário colocar em prática o plano de contingência”, disse.
Confira as linhas que podem ser afetadas
307 B. ALTO / STA. FELICIDADE LINHA DIRETA
913 BUTIATUVINHA ALIMENTADOR
150 C. MÚSICA / V. ALEGRE CONVENCIONAL
821 FERNÃO DIAS ALIMENTADOR
023 INTER 2 ( ANTI-HORÁRIO) LINHA DIRETA
022 INTER 2 (HORÁRIO) LINHA DIRETA
021 INTERBAIRROS II (ANTI-HORÁRIO) INTERBAIRROS
020 INTERBAIRROS II (HORÁRIO) INTERBAIRROS
040 INTERBAIRROS IV INTERBAIRROS
Foto: Levy Ferreira/SMCS
Comments