UPAs e hospitais registram lotação de enfermarias e UTIs em Curitiba
- JORNALE
- 1 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
01/04/2024
Espera por atendimento chegou a ser de 4 horas neste domingo (31)

Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) enfrentam alta demanda de pacientes em Curitiba no fim de semana.
No domingo (31), entre o fim da tarde e o começo da noite, por exemplo, a UPA do Boa Vista estava com a sala de espera lotada, conforme imagens feitas por pacientes que estavam no local.
Testemunhas disseram que esperaram mais de quatro horas por atendimento após passarem pela triagem inicial.
Nesta segunda-feira (1º), conforme a prefeitura, o tempo de espera no início da manhã era de cerca de duas horas.
"A Secretaria Municipal da Saúde informa que o monitoramento do sistema de saúde é constante. Ele é modulado conforme a demanda, a gravidade e os tipos de problemas de saúde que surgem. O sistema é bastante dinâmico e Curitiba conta atualmente com 2.834 leitos SUS", disse a prefeitura, em nota.
Os hospitais que tem pronto-socorro e atendimento pelo SUS também tiveram alta demanda.
No Hospital do Trabalhador, por exemplo, são 40 leitos de UTI e mais de 100 de enfermarias que ficaram totalmente ocupados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a lotação.
No período da tarde e na noite de domingo, o local chegou a ter fila de espera do pronto-socorro para encaminhamento a algum leito de terapia intensiva ou de enfermaria.
Outros hospitais que são referência, como o Cajuru e o Evangélico, também tiveram lotação.
O Cajuru disse que atuou com ocupação máxima no domingo (31), o que gerou restrição dos encaminhamentos. O cenário permanece igual nesta segunda (1º), de acordo com a instituição.
O Evangélico também confirmou lotação, mas disse que no fim da tarde de domingo o fluxo tinha normalizado.
Comentarios