01/01/2024
Número de visitantes representa um acréscimo superior a 50% em relação a 2022

O complexo ambiental mais procurado pelos turistas foi o Parque Estadual Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, que recebeu mais de 140 mil pessoas. Em seguida na lista de preferência estão o Parque Estadual do Monge, na Lapa, com mais 80 mil visitas; Vila Velha, em Ponta Grossa, com 75 mil; Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras (mais de 60 mil); e o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (cerca de 20 mil).
“Podemos observar a preferência das pessoas por atividades do turismo de natureza para melhorar o humor e a vitalidade, especialmente após o fim das medidas sanitárias impostas pela pandemia. Devemos considerar também que a oferta de produtos e serviços ligados à natureza também aumentou, hoje temos diversas práticas do turismo de aventura”, destacou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.
Para ele, a consolidação do projeto Parques Paraná, implementado pelo Governo do Estado em 2019, ajuda a explicar a relevância que passaram a ter os atrativos naturais do Estado. A iniciativa é dividida em quatro linhas: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado.
O objetivo é a integração com a população e a modernização das formas de gestão, gerando um convívio consciente com o meio ambiente e promovendo a conservação e a educação ambiental de forma ativa. "O projeto propicia a qualificação e a promoção das Unidades de Conservação abertas à visitação no Paraná, além da ampla divulgação destes destinos”, afirmou.
Commentaires