Uiara Bartira celebra 40 anos de carreira com mostra no MuMA
- admjornale
- 7 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
07/08/2021
“O Silêncio e a Eroticidade da Gravura” é a exposição da artista - considerada uma das maiores gravuristas do Paraná

Menos de um mês depois de reabrir para visitação, o MuMA (Museu Municipal de Arte) abre sua terceira mostra de artes visuais.
É “O Silêncio e a Eroticidade da Gravura”, com que a artista plástica Uiara Bartira – considerada uma das maiores gravuristas do Paraná - comemora 40 anos de carreira.
A exposição poderá ser vista a partir desta terça-feira (10/8), na sala 1 do centro cultural.
Também podem ser visitadas no mesmo local as exposições “O Sentido do Olhar”, com leituras táteis sobre obras de Estela Sandrini e outras criações da artista, e a arte digital de Luciana Bastos Siebert, com “Pelo Direito de Amar Monstros”. A entrada é grátis em todas as atrações.
Para entrar no espaço cultural, é necessário chegar usando máscara corretamente colocada sobre o rosto. Na portaria, também é preciso passar pela verificação da temperatura corporal e aplicar álcool em gel, disponível no local. Esses cuidados visam reduzir a disseminação do novo coronavírus.
40 anos em 150 obras
A mostra é representativa das diferentes fases da carreira da artista. São 150 gravuras em metal, litogravuras, xilogravuras, monoprints e fotogravuras do acervo do Museu da Gravura – implantado e dirigido por ela entre 1989 e 1992 -e da coleção da artista, além de obras atuais.
Segundo o historiador e crítico de arte brasileiro José Roberto Teixeira Leite, Uiara Bartira Saporiti Cioffi é a primeira mulher considerada mestra da gravura local. Curitibana, estudou pintura e gravura com Fernando Calderari – um dos grandes nomes da arte paranaense – e é formada em Pintura pela Embap (Escola de Música e Belas Artes), além de ter se especializado em Nova Ioque.
Serviço
O Silêncio e a Eroticidade da Gravura
Local: MuMA (República Argentina, 3430, em frente ao terminal de ônibus Portão)
Data: de 10 de agosto a 10 de novembro
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (válidos para as demais atrações do local)
Foto: Izabela Milita
Comentários