top of page

Treinamentos de Evacuação Escolar em Araucária seguem nas unidades da rede municipal ao longo do segundo semestre

  • 15 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

15/08/2025



O Projeto de Evacuação Escolar de Araucária encerrou o primeiro semestre de 2025 com a participação de mais de 8,5 mil pessoas, entre estudantes, professores e outros funcionários de 30 unidades escolares, entre escolas municipais e CMEIs. Com a continuidade da ação no segundo semestre, mais 4.249 pessoas já participaram dessa ação nas unidades da rede municipal de ensino. Outras unidades serão contempladas ao longo dos próximos meses.


O treinamento busca “manter a cultura da prevenção” dentro das unidades educacionais, para que todos saibam como agir em caso de uma necessidade real. A ação é uma uma parceria entre Educação (SMED), Guarda Municipal/Defesa Civil (SMSP) e Gestão de Pessoas/DSO (SMGP).


Após o recesso escolar, as ações passaram pela Escola Arlindo Druszcz, CMEI Tereza de Benguela, CMEI Educadora Andreia Da Silva, Escola Profª Delani Aparecida Alves, CMEI Bernardo Von Muller Berneck e CMEI Profª Célia Bonfim Bialeski. Nesta semana, o treinamento ocorreu na Escola Ibraim A. Mansur, CMEI Ester Razzini, CMEI São Francisco de Assis, Escola Pres. Juscelino K. De Oliveira, CMEI Profª Bronilda Namikata e Escola Papa Paulo VI.


O Projeto de Evacuação Escolar mobiliza todos que estejam na unidade no momento da atividade. Antes da simulação, a equipe da Defesa Civil reforça as orientações sobre o uso do extintor de incêndio às brigadistas da unidade. Na Escola Municipal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Porto das Laranjeiras, são 340 estudantes matriculados, mais os professores e outros trabalhadores da unidade. Lá a simulação ocorreu nesta quinta-feira (14), nos períodos da manhã e tarde. Como nas unidades anteriores, a simulação teve como enredo fictício um princípio de incêndio em um ventilador de uma das salas de aula.


Ao grito de alerta de uma professora sobre o fogo na sala, as brigadistas utilizaram apito para comunicar todas as turmas. Em ordem, cada professor conduz seus alunos para o ponto de encontro seguro, fora do prédio, enquanto uma brigadista faz os procedimentos para extinguir o fogo no ventilador. O trabalho dos brigadistas, que são servidores treinados da própria unidade, inclui verificar se ninguém ficou dentro da escola. Em pouco tempo, todos saem em segurança da unidade.


Foto: Divulgação

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page