11/12/2024
Na disputa com os demais candidatos, ele conquistou a maioria dos votos
O deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – considerada a mais importante do Parlamento estadual, durante reunião, no início da tarde desta terça-feira (10). Traiano, que assume o novo cargo só a partir de fevereiro de 2025, recebeu a maioria absoluta dos votos dos membros do novo colegiado, formado por 13 parlamentares.
“Serei um magistrado”, assegurou Traiano, ao agradecer o apoio e a confiança dos deputados, que asseguraram sua eleição. Ele destacou que vai exercer a nova função de forma democrática e transparente, características que marcaram a sua atuação de uma década na presidência da Casa Legislativa. Segundo o futuro presidente da CCJ, sua candidatura foi construída junto aos seus pares, que sabem que jamais usou (ou usará) sua posição para agredir ou ofender. “Prevaleceu a vontade da maioria. É a confirmação do resultado de nosso trabalho”, observou, lembrando de sua trajetória de vida pública, iniciada há mais de 30 anos na região Sudoeste.
Traiano reafirmou ainda a independência do Poder legislativo, ao ser questionado sobre possíveis influências do governador Carlos Massa Ratinho Junior na composição das Comissões da Assembleia: “Temos uma boa relação, sou leal e grato. Mas, agimos com independência”, declarou. Ele destacou ainda sua disposição de dar celeridade aos trabalhos da CCJ. “Tenho 45 dias para avaliar os projetos de lei que estão tramitando e definir a pauta (da Comissão)”, afirmou. Até o final de janeiro, Traiano exerce a presidência da Assembleia, quando encerra seu quinto mandato no cargo. Ele será sucedido pelo deputado Alexandre Curi (PSD), hoje 1º secretário, já eleito presidente para o biênio 2025-2027.
Comments