16/10/2023
Comissão de ética abriu processo contra deputado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), acusou o deputado Renato Freitas (PT) de quebra de decoro e pediu a abertura de representação disciplinar contra o petista por falas dele na sessão do dia 9 da Casa. Na ocasião, Freitas entrou em confronto com manifestantes contrários à descriminalização do aborto em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) e acusou Traiano de cortar e censurar sua fala.
Freitas alegou que tinha sido interrompido pelos manifestantes e exigiu que Traiano lhe desse mais tempo. Traiano negou e manteve a palavra do parlamentar cassada. Freitas, então, passou a chamar Traiano de “corrupto”.
“A Assembleia não pode ficar inerte diante das situações ocorridas durante a sessão”, afirmou Traiano, em discurso no plenário da Casa hoje. Segundo o presidente da Assembleia, além das ofensas proferidas em plenário, Freitas teria transmitido lives nas redes sociais, afirmando que a Asssembleia dava “palco para o fascismo”. De acordo com Traiano, em uma dessas lives, Freitas deu um “zoom” em direção ao presidente da Assembleia. “Não posso aceitar esse tipo de ofensa”, afirmou Traiano.
“Mesmo com a palavra retirada seguiu gritando ofensas gravíssimas. As ofensas foram direcionadas a quem minutos antes o defendeu inúmeras vezes”, alegou o presidente do Legislativo.
Comments