Testes de sirenes da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, acontecem entre 10 e 14 de novembro
- admjornale
- 30 de out. de 2025
- 1 min de leitura
30/10/2025
Entre os dias 10 e 14 de novembro, os moradores de São José dos Pinhais que vivem nas proximidades da Barragem do Miringuava devem se preparar para ouvir o som das sirenes. A Sanepar informa que, durante esse período, serão realizados testes sonoros do Sistema de Alerta da Zona de Autossalvamento (ZAS), que serve para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos de segurança instalados na região.
A Zona de Autossalvamento abrange a área desde a Barragem do Miringuava até as proximidades da Igreja das Gamelas. Segundo a Sanepar, todos os moradores foram previamente comunicados sobre a ação. É importante destacar que os testes não exigem evacuação: as pessoas não precisarão sair de suas residências em nenhum momento.
O objetivo, afirma a Sanepar, é apenas verificar o funcionamento das sirenes que compõem o sistema de alerta. Durante os testes, serão executados dois tipos de verificação: o Teste Surdo, que emite apenas ruídos pontuais, e o Teste de Simulação, com som de sirene contínuo.
A iniciativa faz parte das medidas de segurança que visam garantir a eficiência do sistema de alerta da barragem e a tranquilidade dos moradores da região.









Comentários