01/08/2024
A sátira aborda a maneira como utilizamos a tecnologia dos celulares
O grupo paranaense de teatro Antropofocus, que há 23 anos explora variadas vertentes do humor, estreia nesta quinta-feira (1º) seu novo espetáculo "Bom Dia, Grupo!" no Teatro José Maria Santos. A sátira aborda a maneira como utilizamos a tecnologia dos celulares em nosso dia a dia, destacando temas como o excesso de tempo olhando para a tela, a falta de comunicação interpessoal, os cancelamentos virtuais e os golpes digitais.
A peça, que fica em cartaz até 11 de agosto, partiu da ideia original da integrante Anne Celli: o que aconteceria se uma pessoa, ao levar um golpe de celular, não conseguisse mais acreditar na realidade? O texto foi escrito pelo fundador do grupo, Andrei Moscheto, com co-autoriade Anne Cellie a assistência dramatúrgica de Vítor Berti.
"Bom Dia, Grupo!" conta a história de Karen, uma mãe que acolhe o filho recém-divorciado e que, em uma de suas muitas conversas matinais pelo WhatsApp, cai em um golpe de sequestro. Mesmo com o filho ao seu lado, ela não consegue distinguir o que é real e o que é fake news.
Andrei Moscheto, que também dirige o espetáculo, diz que o enredo é todo inspirado em fatos verídicos. “Sim, é baseado em pessoas reais, como eu e você. Nossa ideia, desde o início, era buscar uma forma de mesclar a comunicação teatral com o uso de projeção de vídeos ao longo da apresentação, falar sobre o uso excessivo do celular e suas outras disparidades”, explica.
Moscheto conta ainda que, a cada novo projeto, o Antropofocus, que também tem em sua formação Edran Mariano e Marcelo Rodrigues, busca dar enfoque em algum hábito corriqueiro. “O nome do grupo pode ser traduzido por “foco no ser humano”, onde nos propomos sempre falar sobre o progresso da comunicação através dos tempos”, diz o diretor.
Comments