TCU aponta prejuízo de quase R$ 490 milhões em contrato da Petrobras com a Unigel
- admjornale
- 5 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
05/02/2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) exige explicações da Petrobras sobre a assinatura de um contrato que, em oito meses, pode gerar um prejuízo de R$ 487,1 milhões para os cofres da estatal.
A decisão, tomada pelo ministro Benjamim Zymler, refere-se a um acordo com a Unigel para a produção de fertilizantes em duas fábricas arrendadas pela petroleira na Bahia e em Sergipe.
Além do pagamento de "aluguel", a Petrobras também terceiriza a operação das fábricas para a Unigel, modelo considerado oneroso pelo ministro do TCU.
Após investigação, o corpo técnico da corte encontrou "indícios de irregularidades" no acordo, apontando falhas na justificativa e problemas na avaliação de riscos, entre outros aspectos.
A Unigel, enfrentando dificuldades financeiras e rebaixada pela Fitch em novembro do ano passado, firmou o acordo em dezembro de 2023, durante turbulências na empresa, enquanto os contratos de arrendamento das fábricas foram estabelecidos em 2019, em meio à estratégia de venda de ativos da Petrobras.
O que é a Unigel?
A Unigel é uma empresa brasileira que atua no setor petroquímico e de plásticos. A Unigel é conhecida por sua presença em diversos segmentos, incluindo a produção de resinas termoplásticas, acrílicos, fertilizantes e produtos químicos.
Ela fornece insumos utilizados na agricultura, nos veículos, nos eletrodomésticos, na fabricação de papel, na construção civil, em cosméticos, em itens de saúde e beleza e também na mineração.
Com mais de cinco décadas de atuação, a Unigel tem fábricas no Brasil e no México.
Foto: Montagem Jornale
Comments