top of page

Sonegação de R$ 1 bi em impostos leva 23 à prisão

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 16 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

16/03/2021


Operação cumpriu mandados em 39 cidades de 4 Estados



23 pessoas foram presas em uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira contra suspeitos de sonegação de impostos na comercialização de café, segundo a Polícia Civil do Paraná. 12 delas foram presas em Londrina e região, onde são as sedes das empresas atacadistas e corretoras de café que compravam o produto de Minas Gerais e do Espírito Santo. De acordo com as investigações, produtores, intermediários e empresas que atuam na comercialização de café sonegaram cerca de R$ 1 bilhão em impostos.


A operação, conduzida pela Polícia Civil do Paraná, Receita Federal e receitas estaduais do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, cumpriu ordens judiciais em 39 cidades dos três estados e do Espírito Santo. 14 carros foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados judiciais. Ao todo, foram expedidos 35 mandados de prisão temporária, 124 de busca e apreensão e 61 de sequestro de bens. A operação foi batizada de "Expresso" e investiga também crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa dos suspeitos.


Segundo as investigações, a fraude foi descoberta em 2019, quando a Receita Estadual de Minas Gerais flagrou que produtores de café estavam sonegando impostos ao simular negociações do produto. O café era vendido a grandes empresas do Paraná, mas notas falsas eram emitidas por empresas de fachada de São Paulo e Minas Gerais, segundo as investigações.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page