04/06/2024
Professores e alunos foram da Praça Santos Andrade até a Assembleia

Professores e funcionários da rede estadual de educação do Paraná iniciaram, nesta segunda-feira (3), uma greve por tempo indeterminado contra o Programa Parceiro da Escola, proposto pelo governador Ratinho Jr. (PSD), que prevê a privatização de mais de 200 escolas estaduais.
A greve foi deflagrada após o envio do Projeto de Lei 345/2024 para votação em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), sem diálogo prévio com a categoria por parte do governo e da Secretaria de Educação (Seed).
Na manhã desta segunda-feira, caravanas de todas as regiões do estado, incluindo a capital e a região metropolitana, se reuniram na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Além dos educadores, o ato contou com a presença de estudantes, movimentos sociais e lideranças políticas. Por volta das 10h, os manifestantes marcharam em direção ao Centro Cívico.
A APP Sindicato estimou que cerca de 20 mil pessoas ocuparam mais de cinco quadras da Avenida Marechal Deodoro, gritando palavras de ordem em defesa da educação pública, criticando o projeto do governador e pedindo a suspensão da votação.
Por volta do meio-dia, a marcha chegou à Praça Nossa Senhora de Salete, onde a multidão se concentrou em frente à Assembleia Legislativa.
A votação do projeto, estava marcada inicialmente para as 14h30 desta segunda-feira (3). Os manifestantes ocuparam então a Assembleia Legislativa para que pudessem participar da sessão. No entanto, a votação foi adiada para as 17h e será realizada no formato on-line.
O movimento sindical exige que o projeto seja retirado de pauta e que uma mesa de negociação seja aberta imediatamente.
Durante o fim de semana, o TJPR concedeu uma liminar ao governo, afirmando ver ilegalidades no prazo de deflagração da greve e cobrando um mínimo de professores trabalhando, devido ao caráter essencial da categoria. Apesar da judicialização, o sindicato reafirmou a continuidade da greve e está contestando a liminar judicialmente.
Comments