Servidores estaduais e Unespar participam de mutirão de testes para Covid-19

07/05/2021


Ação faz parte de projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conta com financiamento do Governo do Estado



Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram um mutirão de testes de Covid-19 em servidores públicos do Estado que atuam no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e na comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, foram 188 exames em pessoas assintomáticas.


A coleta aconteceu terça-feira (3). Uma nova rodada de testes está programada para daqui 15 dias. A ação faz parte de um projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conta com financiamento do Governo do Estado e que tem o objetivo de ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus como estratégia de combate e controle da pandemia.


O exame aplicado é do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus, mas, ao invés do processo ser invasivo como acontece com o swab, ele utiliza uma amostra de saliva coletada no local.


Professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira destacou a importância da iniciativa. “Tivemos uma participação inicial dos servidores estaduais, mas nosso objetivo é aumentar ainda mais a adesão para que possamos identificar a fase pré-sintomática da doença e evitar a transmissão do vírus”, disse.


Na Unespar, a segunda rodada de testes foi aplicada em agentes universitários, professores, estagiários, estudantes e profissionais terceirizados, bem como em familiares de primeiro grau co-habitantes nas cidades de Curitiba e Paranaguá.

Últimas Notícias