Senado aprova financiamento para o Ligeirão Leste-Oeste
- JORNALE
- 1 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
01/12/2021
Curitiba vai fazer empréstimo de US$ 75 milhões para a obra

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (30/11), em regime de urgência, o Projeto de Resolução 67/2021, oriundo da Mensagem (SF) n° 72, de 2021, de autoria da presidência da República, que autoriza Curitiba a contratar o financiamento de US$ 75 milhões junto ao New Development Bank (NDB), com garantia da União, para o Projeto de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT no eixo Leste-Oeste e Sul.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, incluiu o empréstimo para Curitiba como item extrapauta, em sessão na qual foi deliberada a indicação de autoridades sabatinadas pelas comissões do Senado e da Proposta de Emenda à Constituição n° 23, de 2021. Pacheco registrou que se comprometeu em colocar como prioridade a votação do financiamento à capital paranaense em encontro com o prefeito Rafael Greca, nesta segunda-feira (29/11).
“Me comprometi, juntamente com o senador Oriovisto Guimarães, de votarmos esse empréstimo importante que significará recursos para a mobilidade sustentável do município de Curitiba, que é uma referência em mobilidade urbana, sobretudo no eixo leste-oeste da cidade”, disse o presidente do Senado Federal.
Em Curitiba, o presidente do Senado foi condecorado com a Ordem da Luz dos Pinhais e participou de reuniões com o governador do estado, Ratinho Junior, e o empresariado paranaense.
“Gostaria de cumprimentar o prefeito pelo trabalho desenvolvido à frente da Prefeitura de Curitiba. Um trabalho exemplar, um homem dedicado, muito sensível, capacitado e que faz a boa política em todos os postos que assumiu, como deputado, ministro de estado e prefeito”, completou Rodrigo Pacheco.
A urgência pela aprovação do financiamento atendeu a requerimento do senador do Paraná Oriovisto Guimarães, relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). “Em nome de Curitiba, do prefeito Rafael Greca e do Estado do Paraná agradeço a inclusão na pauta e a aprovação desse projeto relatado por mim, na Comissão de Assuntos Econômicos. Curitiba tem um transporte privilegiado e esse recurso vai reforçar e melhorar ainda mais esse modelo que é referência até para fora do país”, reforçou o senador paranaense.
Em seu relatório na CAE, Oriovisto destacou que Curitiba atende os requisitos para a tomada do empréstimo e as boas condições do financiamento.
“O pleito encaminhado pelo município encontra-se de acordo com o que preceitua a Lei de Responsabilidade Fiscal e as resoluções do Senado Federal para a matéria, devendo ser concedida a autorização para a contratação da operação de crédito externo nos termos do Projeto de Resolução do Senado”, pontuou o senador Oriovisto Guimarães.
O prefeito Rafael Greca exaltou o empenho do senador em favor do projeto curitibano que tem inserção metropolitana.
“O senador Oriovisto Guimarães é um grande aliado da causa do municipalismo e um grande defensor de Curitiba. A aprovação do empréstimo para o corredor Leste-Oeste, entre Pinhais e a CIC, próximo da divisa com Araucária, representa o um avanço urbanístico e de mobilidade para a Grande Curitiba. Sou muito grato ao Senador Rodrigo Pacheco, que colocou o assunto em pauta no Senado Federal”, afirmou Greca.
Com a aprovação, a Prefeitura de Curitiba deverá formalizar o contrato de financiamento com o New Development Bank (NDB) ainda em dezembro, com data a ser definida.
Comments