Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável vai ajudar Araucária a viabilizar os projetos a serem custeados pela indenização da Petrobras
- admjornale
- há 5 dias
- 2 min de leitura
04/07/2025

Na quarta-feira (02), o ex-prefeito de Curitiba e atual secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, foi recebido no Salão Nobre do Paço Municipal de Araucária pelo prefeito Gustavo Botogoski e diversos secretários do município. Na ocasião, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) fez uma apresentação contendo os 12 projetos já previamente aprovados, a serem custeados com parte da verba a ser destinada pela Petrobras a Araucária, como indenização pelo vazamento de óleo ocorrido na Repar em 2000.
Conforme o acordo celebrado entre a Petrobras e o Ministério Público do Paraná, Ministério Público Federal, Ibama, Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura de Araucária, homologado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), pelo menos R$ 46,5 milhões serão investidos diretamente no município – o mais atingido pelo desastre ambiental.
Greca deu várias sugestões e se comprometeu a interceder pelo município nas audiências sobre o assunto no TRF-4 nesta quinta (03). Entre os projetos a serem custeados pela indenização da Petrobras, os que mais chamam a atenção são: a revitalização do Horto Municipal do Guajuvira; a aquisição de uma área para a implantação de um parque municipal; e a criação de um novo parque às margens da Represa do Passaúna, no Capela Velha.
Os outros projetos aprovados incluem ações como Plano Municipal de Drenagem, diagnóstico e planejamento ambiental rural, elaboração dos planos de manejo de quatro Unidades de Conservação do município, modelagem e representação tridimensional do complexo do Parque Cachoeira, revitalização da Bacia do Rio Chimbituva, ações de educação ambiental e ecoturismo no Parque Cachoeira, recuperação ambiental do ecossistema aquático do Parque Cachoeira, ampliação da capacidade de atendimento e resposta a incêndios do Corpo de Bombeiros, criação dos Jogos Ambientais, ações de educação ambiental na rede municipal de ensino, além da aquisição de equipamentos e qualificação das equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Fizemos um pente fino sobre tudo o que será feito de bom para Araucária, o Paraná e o Brasil com a multa ambiental paga pela Petrobras em razão do acidente ocorrido no Rio Iguaçu no ano 2000. Araucária, com seu vigor industrial e sua riqueza natural, segue no rumo certo do progresso aliado à preservação ambiental”, resumiu o secretário Rafael Greca.
“Suas palavras, sua história e sua visão de cidade humana, inteligente e sustentável nos inspiram. Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento, carinho e exemplo de gestão pública comprometida com as pessoas e com o meio ambiente. Araucária segue de portas abertas para boas ideias e grandes amizades como a sua!”, arrematou o prefeito.
Presenças
Participaram da reunião os secretários de Planejamento, Alberto Mario Silva Jr.; da Assistência Social, Amanda Nassar; de Obras Públicas, Bruno Martins dos Santos; da Cultura e Turismo, Gláucio Karas; da Gestão de Pessoas, Thaisa Botogoski; do Meio Ambiente, Tiago Mello; de Finanças, Vinícius Lucyaszyn; e do Urbanismo, Walter Voss, além do subprocurador do município, Gustavo Ohpis, e do presidente da Câmara Municipal, Pastor Eduardo Castilhos.
Foto: Divulgação
Commenti