top of page

Saúde retoma atendimento normal nas unidades na segunda-feira

11/02/2022


Público poderá provocar as 12 unidades que estavam sendo exclusivas para Covid-19



Com a melhoria dos indicadores da pandemia da covid-19 e redução na busca por atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retomará a partir de segunda-feira (14/2) o atendimento convencional nas 12 Unidades de Saúde que estavam mobilizadas para atendimento exclusivo de casos suspeitos de covid-19 e de gripe.

A reorganização temporária, que foi feita a partir 7 de janeiro, teve o objetivo de direcionar esforços ao combate ao novo coronavírus na capital, que mostrava crescimento, ao mesmo tempo em que manteve os demais atendimentos essenciais à população.

O maior volume de atendimentos respiratórios na cidade aconteceu na semana entre 17 e 22 de janeiro, no período foram 13.859 atendimentos de sintomáticos, na semana passada entre 7 e 10 de fevereiro foram 6.290, queda de 54,6% no número de atendimentos de pessoas com queijas respiratórias.

“Com essa regressão da pandemia entendemos que é o momento de retomar os outros atendimentos de saúde que a população demanda, ao mesmo tempo em mantemos as estratégias da campanha de vacinação contra a covid-19”, explica a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Pessoas com sintomas respiratórios leves poderão buscar atendimento na central 3350-9000 e em todas as unidades de saúde, sempre priorizando o primeiro contato na central telefônica. O atendimento para esse público será feito em espaço separado, a partir da entrada da unidade. O usuário deve informar seus sintomas respiratórios logo na entrada e será direcionado para a área específica.

Vacina para crianças

A partir de segunda-feira (14/2) as crianças de 5 a 11 anos que perderam a data da vacinação contra a covid-19 poderão receber a primeira dose em dez Unidades de Saúde que também estão imunizando as pessoas com 12 anos ou mais. Os endereços estão disponíveis no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.

Curitiba conclui a convocação do público infantil elegível para receber a primeira dose da vacina anticovid dia 8 de fevereiro.

“Já convocamos todas as crianças de 5 a 11 anos, já disponibilizamos ações de repescagem, inclusive em um sábado, então entendemos que agora o ideal para facilitar nosso fluxo de atendimento é manter as vacinas concentradas”, esclareceu Márcia.

A Saúde fará na próxima segunda, repescagem da vacina anticovid para os curitibinhas já convocados, a continuidade da repescagem para o público infantil depende da disponibilidade de imunizantes em estoque. O atendimento das crianças será das 8 às 17 horas, em dez unidades de saúde.

A vacinação contra a covid-19 do público com 12 anos ou mais será mantido nos 17 locais que já estão realizando esse atendimento.

Комментарии


Últimas Notícias

bottom of page