27/02/2024
Mudança nos adesivos de identificação deve acontecer a partir de março
URBS sinalizará os assentos preferenciais com o símbolo do autismo nos ônibus de Curitiba. Ação pretende atender autistas e suas famílias que muitas vezes não se viam respeitados no transporte público por conta de a deficiência não ser aparente na maioria dos casos.
Mudança deve acontecer a partir de março de 2024. Além da pessoa idosa, com deficiência ou mobilidade reduzida, obesa, com crianças de colo e das gestantes, os adesivos de identificação dos assentos preferenciais, trarão a fita estampada com peças de um quebra-cabeça, símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Transtorno do Espectro do Autismo reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou o começo da infância. As pessoas dentro do espectro podem apresentar, em intensidades diferentes, déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
Commentaires