top of page

São José dos Pinhais é reconhecida com prêmio Prefeito Inovador 2025

  • 23 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

23/10/2025



São José dos Pinhais é destaque no cenário estadual de inovação pública. Durante a abertura do 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, nesta quinta-feira (23), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, a prefeita Nina Singer recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2025. O reconhecimento é concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) a gestores que implantam políticas e práticas voltadas à modernização da gestão pública.


O município foi homenageado pela implantação da Lei Municipal de Inovação e Tecnologia. Sancionada em maio de 2025, a legislação estabelece diretrizes para incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas, o empreendedorismo e a transformação digital nos serviços públicos.


Segundo a prefeita Nina, por meio da legislação, o município amplia o incentivo a projetos que promovem eficiência, digitalização de processos e uso estratégico de dados, com foco em desburocratizar e aproximar o cidadão dos serviços municipais.

“Somos pioneios na implantação dessa legislação, que cria instrumentos de fomento à pesquisa, parcerias com universidades e o fortalece o ecossistema local de inovação estimulando startups, empresas e instituições a contribuírem com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, destacou a prefeita.

Com essa política, São José dos Pinhais passa a integrar de forma mais efetiva a rede de cidades que investem em inovação como motor de desenvolvimento social e econômico, fortalecendo o diálogo entre o poder público, a academia e o setor produtivo.


Inovação na Administração Pública


Ainda durante o evento, a prefeita ministrou a palestra “A Importância da Inovação na Administração Pública”, na qual destacou o papel da tecnologia como ferramenta de transformação na gestão municipal.


Nina apresentou os avanços implementados pela Prefeitura nos últimos anos, especialmente nas áreas de governança digital, eficiência administrativa e modernização dos serviços públicos.

“A inovação deixou de ser apenas um diferencial e tornou-se essencial para que a administração pública ofereça serviços mais ágeis, econômicos e centrados nos cidadãos”, enfatizou a gestora.

Cidades digitais e inteligentes em foco


O 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais e apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e de diversas associações regionais.


Reconhecido como o principal encontro estadual de tecnologia voltado à gestão pública, o evento reúne prefeitos, gestores, vereadores, servidores e especialistas para debater soluções que promovem eficiência administrativa, agilidade e acessibilidade nos serviços públicos.


A programação inclui painéis temáticos, palestras e mostra tecnológica, com apresentação de soluções desenvolvidas por diversas empresas, além de promover troca de experiências entre cidades que já implementam políticas públicas digitais e inovadoras.


Presenças

Durante o evento de abertura do 10º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, também estiveram presentes o diretor da RCD, José Marinho e o secretário municipal de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot) Rafael Rueda Muhlmann, além de prefeitos e agentes públicos e representantes de diversas cidades de todo o Paraná.

 

 

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page