Reunião entre Paraná e outros quatro estados reforça atuação contra o crime
- JORNALE
- 29 de set. de 2023
- 2 min de leitura
29/09/2023
Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo assinaram acordo para instituir um grupo de trabalho

Novas ações coordenadas e integradas para o combate ao crime organizado em fronteiras e divisas foram propostas durante a terceira edição do SULMaSSP, grupo que reúne os secretários da segurança pública do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No encontro, realizado nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em Campo Grande (MS), foi assinado um acordo para instituir grupos de estudo e nomear recursos humanos que farão análises e proposição de ações para a política pública da área da segurança.
No primeiro dia, o debate focou a promoção de ação integrada para desarticulação de organizações criminosas tanto na fronteira quanto nas cidades. Nesta sexta-feira foram discutidas soluções tecnológicas e combate de crimes cometidos no campo. “A reunião reforçou e aprimorou as estratégias traçadas nas edições anteriores do SULMaSSP, por meio de um balanço e avaliação das ações realizadas”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Ele explicou que o SULMaSSP, criado em março de 2023, surgiu da decisão dos cinco estados de integrar as áreas da inteligência e operacional para dar mais eficácia às ações. “As duas reuniões anteriores resultaram em operações bastante positivas. Os encontros vêm crescendo e criando força, a ponto de termos tratativas legislativas que foram sugeridas e já estão sendo debatidas em âmbito nacional”, disse.
Nesta terceira edição, a ênfase foi estabelecer uma integração sólida entre os estados. O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, afirmou que o combate ao crime organizado, a partir de investimentos e iniciativas como o SULMaspp, promove o progresso e contribui para o bem-estar social. “O Mato Grosso do Sul é um estado pujante, com índices de criminalidade em queda. Mas, quando nos alinhamos, este trabalho se torna mais fácil. É isso que estamos buscando”, disse.
Comments