Regulamentação do baloeirismo em Curitiba avança na Câmara
- JORNALE
- 19 de out. de 2023
- 1 min de leitura
19/10/2023
Projeto de lei foi discutido pela Comissão de Urbanismo.

Em reunião nesta quarta-feira (18), a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI liberou o trâmite do projeto de lei que regulamenta a prática do baloeirismo na cidade. De autoria do vereador Herivelto Oliveira, a proposta autoriza a confecção e o transporte dos balões artesanais de papel, sem fogo e não tripulado.
“Entende-se por atividades de baloeirismo a confecção artesanal e o transporte dos respectivos artefatos, sem bucha de inflamação, cangalha de fogo ou fogos de artifício, confeccionados somente em papel de seda”, cita a iniciativa. A ideia é que a capital se consolide como polo baloeiro no país.
“O projeto ainda será encaminhado para a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, a quem compete analisar a eventual necessidade de laudos técnicos que atestem, de maneira inequívoca, que o material estrutural do ‘balão sem fogo’ não desencadeará incêndio”, diz trecho do parecer, relatado por Giorgia Prates – Mandata Preta (PT). A próxima etapa é a avaliação da proposta de lei pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias.
תגובות