05/07/2024
Milhões de torcedores estão fazendo suas previsões com a betano eurocopa, uma vez que a competição já entrou na reta final. Com grandes goleadores em ação, uma pergunta fica no ar: quais são os maiores artilheiros da história do torneio?
Bem, o primeiro colocado não podia ser outro: Cristiano Ronaldo, o homem que é movido a quebrar recordes. Não bastasse o fato de ele ser o maior artilheiro da história em jogos oficiais, o maior goleador de todos os tempos do Real Madrid, CR7 também é o jogador que mais vezes balançou a rede na Eurocopa.
Com 14 gols no torneio, o português tem ampla vantagem em relação ao segundo colocado, o lendário Platini, que somou nove tentos em suas participações na Eurocopa.
O primeiro gol de Cristiano Ronaldo na competição aconteceu há incríveis 20 anos. Isso mostra a longevidade do craque, que vem se mantendo no topo durante todos esses anos.
Na Eurocopa de 2004, ele marcou dois gols: um contra a Grécia, na fase de grupos, e outro contra a Holanda, na semifinal. Em 2008, o português teve sua participação mais modesta, com apenas um gol contra a República Tcheca.
Depois, foram mais três gols em 2012, outros três em 2016, quando a seleção de Portugal sagrou-se campeã da Euro, e cinco gols em 2020, somando 14 ao total.
Como Portugal segue vivo na atual edição da Eurocopa e CR7 é titular absoluto, é possível que o atacante amplie ainda mais a sua vantagem em relação ao segundo colocado. Será que algum jogador conseguirá superá-lo um dia?
Recordes, afinal, estão aí para serem quebrados, mas Cristiano Ronaldo elevou consideravelmente a dificuldade da missão para os atacantes das próximas gerações. Ao longo de sua carreira, o português alcançou números impressionantes e, ao lado de Lionel Messi, restabaleceu muitos parâmetros pelos quais os jogadores são avaliados.
Mais goleadores
Depois de Cristiano Ronaldo, portanto, aparece Platini (9) no ranking de artilheiros da Eurocopa. Os dois craques são seguidos por: Alan Shearer, Álvaro Morata e Antoine Griezmann – todos os três com sete gols.
Lembrando que, assim como Cristiano Ronaldo, Morata e Griezmann estão disputando a competição em 2024, então ainda podem subir alguns degraus nessa lista.
Por fim, entre aqueles que marcaram seis gols, há diversos nomes: os holandeses Van Nistelrooy e Patrick Kluivert, o inglês Wayne Rooney, o sueco Zalatan Ibrahimovic, o português Nuno Gomes e o francês Thierry Henry. Além deles, Romelu Lukaku também aparece na lista, e é o único entre eles que está na disputa em 2024.
Quem pode quebrar o recorde de CR7?
No momento, é muito difícil pensar em nomes que poderiam quebrar o recorde de CR7. O único jogador que, nos últimos anos, conseguiu rivalizar com o português foi Lionel Messi, que, por ser argentino, não disputa a Eurocopa.
Já entre os principais destaques da nova geração, há um que se sobressai pelo número de gols marcados: Erling Haaland. Entretanto, pesa contra ele o fato de o centroavante do Manchester City defender a seleção da Noruega.
Com pouca tradição no futebol, os noruegueses têm dificulades para até mesmo se classificar para a competição continental. Dessa forma, é difícil imaginar que Haaland, apesar de ser um goleador nato, possa superar CR7 ao longo de sua carreira.
O futebol, porém, está sempre nos surpreendendo, e é preciso ver o que os jogadores desta e das futuras gerações poderão fazer.
Maiores artilheiros da história da Eurocopa
Cristiano Ronaldo: 14 gols
Michel Platini : 9 gols
Alan Shearer, Álvaro Morata e Antoine Griezmann: 7 gols
Van Nistelrooy, Patrick Kluivert, Wayne Rooney, Zalatan Ibrahimovic, Nuno Gomes, Thierry Henry e Romelu Lukaku: 6 gols
Foto: Freepik
Commentaires